Segundo o sócio-proprietário da Nelore Corretora de Seguros, Adauto Spinardi, de Araçatuba (SP), esse tipo de serviço foi criado para garantir a renda de profissionais autônomos e liberais, como médicos, advogados, fisioterapeutas, entre outros. É ideal para profissionais que não são segurados pelo INSS, pois é acionado quando o trabalhador é impedido de exercer suas atividades.
São três principais categorias que esse seguro cobre. Para entender melhor, vamos falar um pouco sobre cada uma delas:
Diária por incapacidade temporária:
Indicada para o trabalhador afastado temporariamente de seu trabalho por motivo de acidente ou doença. Nesse caso, será paga uma indenização por cada dia de afastamento. A cobertura do seguro é de até 365 diárias.
Morte acidental:
Cobre indenização aos beneficiários, caso o segurado venha a falecer por acidente pessoal coberto.
Invalidez permanente total ou parcial por acidente:
Nessa modalidade, a indenização vai para o próprio segurado. Depende de qual foi o tipo de perda que ele teve, da redução ou à impotência funcional definitiva, total ou parcial, de um membro ou órgão em virtude de lesão física. Lembrando que todas as coberturas são válidas apenas durante a vigência do seguro.
Quem deve contratar?
O seguro Renda Familiar, além de ser indicado para profissionais autônomos e liberais, pode atender ainda com mais precisão alguns perfis. Depende também do momento pelo qual passa o segurado, se tem filhos ou outro dependente.
Por exemplo, um profissional que ainda está numa fase de crescimento na carreira, provavelmente não conseguiu acumular um patrimônio. Se tiver dependentes, esse é um caso em que o seguro tem grande indicação, pois irá proteger financeiramente a família.
Por isso, contatar um seguro para que o especialista avalie e te oriente é importante.