Cultura Inglesa

Como perder o medo de falar inglês?

Sucesso de uma boa comunicação depende do conhecimento teórico e pessoal; trabalhar autoestima ajuda no aprendizado do idioma 

Cultura Inglesa*
22/01/21 às 20h25

Você estudou inglês, percebe que está dominando bem a língua, mas, na hora de falar usando o idioma, trava? Isso é mais comum do que você imagina.

Estamos falando de uma situação em que podem estar envolvidos fatores como vergonha, medo e, principalmente, insegurança. 

Acontece que é fundamental soltar essas amarras e conversar em inglês, seja em uma entrevista de emprego, seja na hora de viajar para outro país.

Não sabe como? Confira agora algumas dicas de como contornar o medo de travar ao falar inglês. 

(Foto: banco de imagens)

Leia textos em voz alta

Uma maneira interessante é ler textos de livros, sites de notícias ou revistas em inglês, só que em voz alta. Tente falar devagar para controlar a respiração e não atropelar as palavras. Ao ler em inglês, você acaba treinando melhor a pronúncia das palavras e expressões, adquirindo mais segurança para conversar usando o idioma.

Ouça a pronúncia

Assista a filmes e séries em inglês e tenha sua audição voltada para a pronúncia das palavras. Você pode até mesmo observar o movimento da boca dos atores para falar cada termo. Dessa forma, fica mais fácil saber como se expressar com tranquilidade na língua estrangeira.

Pesquise vocabulário

Além de ficar com medo de errar a pronúncia, a insegurança na hora de falar em inglês ocorre por conta também de não saber quais palavras usar. Isso pode acontecer porque seu vocabulário ainda é restrito.

Então leia textos no idioma e, quando não souber o significado de algum termo, já procure no dicionário para memorizar a palavra e ampliar o seu conhecimento da língua.

Não se compare aos outros

Por último, nada de se comparar a algum familiar ou amigo que conversa bem em inglês. Cada um tem uma forma de assimilar o idioma, o importante é você não desistir, superando a vergonha ou insegurança na hora de se expressar nessa língua.

Temos a mania de achar que todo mundo estará julgando, e nem sempre é assim que acontece. Muitas vezes, quem acaba julgando nosso desempenho somos nós mesmos.

Uma coisa é certa: com muita dedicação e estudo, você vai conseguir se sair bem e conversar normalmente em inglês. Coloque em prática as nossas dicas de como ter autoconfiança e supere seus medos para falar no idioma. Saiba ainda que escolas de inglês de referência vão ajudar você a contornar qualquer dificuldade.

Além das teorias

Quando falamos sobre comportamento e hábitos cotidianos, é importante que ter em mente que não depende apenas do conhecimento teórico.

O autoconhecimento também influencia no sucesso de suas ações, pois trata-se de um exercício em que você direciona a atenção para si e foca em seus pontos fortes e fracos, o que inclui habilidades, limites e, especialmente, suas conquistas.

O essencial dessa reflexão é você perceber que não pode deixar o medo dominar na hora de conversar usando um outro idioma.

Outros pontos a serem trabalhados são:

  • Se cerque de pessoas positivas

Para que você passe a acreditar mais em você, se afaste de pessoas negativas. São aquelas que gostam de enfatizar seus defeitos ou dificuldades, o que só vai aumentar a sua insegurança.

Cerque-se de gente positiva no trabalho, família ou em outros grupos. É importante que fique próximo daqueles que valorizam quem você é e tudo o que é capaz de fazer.

  • Rompa seus medos

Muitas vezes, um acontecimento lá do passado, como uma apresentação de trabalho na escola que não foi bem-sucedida, pode ser suficiente para bloquear você na hora de demonstrar que sabe falar inglês.

Identifique quais medos são esses e busque formas de superá-los. Mentalize tudo o que você já aprendeu, seu desenvolvimento pessoal e não se subestime.

  • Foque em suas qualidades

Um dos caminhos para quem quer saber como ter autoconfiança é ter foco em suas qualidades. Pense naquilo que você faz bem e que gera admiração nos outros para entender que tem potencial para contornar os desafios, como conversar em inglês.

  • Trabalhe a autoestima

A autoestima é a imagem que temos de nós mesmos. Assim, para melhorar sua autoconfiança, é preciso melhorar a avaliação que você tem de si. Passe a se valorizar mais, esqueça as opiniões que não acrescentam nada na sua vida e pare de se comparar aos outros.

  • Elimine o hábito de arrastar problemas

Para ficar mais seguro de suas ações, passe a eliminar o que pode estar atrapalhando a sua vida. Analise o que é preciso ser feito, se organize e não arraste os problemas. Você vai tirando alguns pesos dos ombros e percebendo que tem o controle sobre as coisas, o que vai deixar você mais confiante.

  • Mantenha uma rotina produtiva

Dê o seu melhor no trabalho, estude idiomas e outros assuntos, participe de eventos e faça networking virtual. É uma forma de aperfeiçoar suas habilidades, adquirir e trocar conhecimento, o que vai levar você a perceber o quanto é capaz de fazer acontecer.

  • Compreenda que os erros vão existir

Muitas pessoas ficam com a autoconfiança abalada quando cometem alguma falha. Mas é preciso entender que os erros fazem parte da nossa vida. Na verdade, eles servem de aprendizado para que possamos melhorar em outra ocasião.

Então, se você cometeu erros de pronúncia ao falar em inglês, é só estudar mais e treinar a conversação para se sair bem na próxima conversa.

Cultura Inglesa

Com aulas dinâmicas e interativas, de acordo com os interesses e limitações de cada aluno, a Cultura Inglesa busca, justamente, trabalhar a escrita, a conversação, a leitura e a compreensão oral do inglês, que são maneiras eficientes para o aperfeiçoamento da comunicação.  

*Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Rua Tabajaras, 154 - Centro - Araçatuba

Fone: (18)3625-2542

Horários:
2ª 3ª 4ª 5ª - das 9:00 às 21:30 
6ª - das 9:00 às 17:00
Sábado - das 7:00 às 12:30

 MAIS DE CULTURA INGLESA
VEJA TODAS DE CULTURA INGLESA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.