Cultura Inglesa

Como saber se o meu filho está tendo progresso no inglês?

Aprendizado de outra língua pode ser feito de maneira leve e divertida

Cultura Inglesa* 
03/05/22 às 19h00

Uma das maiores preocupações dos pais, ao matricular o filho em uma escola de idiomas, é identificar se o pequeno está, de fato, tendo progresso no inglês. Para ter bons resultados, no entanto, é fundamental que a família realize o acompanhamento pedagógico da criança ou do jovem.

O aprendizado de outra língua pode ser feito de maneira leve e divertida, principalmente, para que o processo seja mais atrativo para o aluno. A ideia, portanto, é inserir o idioma no cotidiano, fazendo do momento de estudo algo natural e prazeroso.

Ficou interessado no assunto?

Acompanhe, a seguir, e entenda como saber se o seu filho está avançando e tendo progresso no inglês. Confira!

Qual a importância de acompanhar o aluno no aprendizado do inglês?

Acompanhar o andamento do processo de aprendizagem do seu filho é essencial para avaliar se o pequeno está demonstrando sinais de progresso nos estudos. 

(Foto: Pixabay/Banco de Imagem)

Além disso, é possível compreender melhor quais são os pontos de maior dificuldade e, também, de facilidade.

Isso demonstra, por exemplo, se o estudante está absorvendo os conteúdos, se está conseguindo atender às demandas do professor e, ainda, se ele apresenta curiosidade e motivação para os estudos do idioma. Nessa fase, principalmente na infância, as crianças se sentem mais confortáveis para aprender quando o processo é dinâmico e espontâneo.

Nesse sentido, os pais devem manter contato frequente com a equipe pedagógica da escola para verificar qual o nível de desempenho que o aluno tem apresentado. Caso a família perceba que os materiais e as atividades têm sido insuficientes para manter o interesse, é possível buscar abordagens diferenciadas e que sejam mais adaptadas às necessidades educativas do pequeno.

Como saber se o estudante está apresentando progresso no inglês?

Para começar a acompanhar o progresso do seu filho no inglês, a maior recomendação é construir hábitos simples para os estudos. Isso porque, quanto maior a dedicação nas atividades, menor é o nível de dificuldade. Por isso, é fundamental ter contato diário com o idioma para obter um melhor rendimento e absorção de conhecimento.

As crianças, no geral, são bastante curiosas e se atraem facilmente por abordagens que as mantêm motivadas. Assim, a família deve tomar algumas atitudes para ajudar o aprendizado e para que o desenvolvimento ocorra da melhor forma. A seguir, veja algumas boas práticas que podem ser adotadas para entender se o aluno está, de fato, aprendendo.

Converse sobre as aulas

Priorize o diálogo e pergunte, sempre que possível, como estão as aulas, questionando o aluno se as atividades estão interessantes e o que ele tem visto em sala. Demonstrar entusiasmo pode ser um bom sinal, pois as crianças, geralmente, são sinceras e mostram rapidamente quando estão insatisfeitas ou não gostam de algo.

Além disso, perceba se o seu filho se diverte e considera os estudos prazerosos. Muitas vezes, a dificuldade se apresenta por incompreensão ou por dúvidas em relação a algum conteúdo. Se esse for o caso, o ideal é dialogar com a equipe pedagógica e descobrir qual abordagem funciona melhor para o estudante.

Fique ligado na autoestima educacional do seu pequeno

Outra dica é observar se a criança demonstra expressões positivas ao estudar o inglês. É importante ficar sempre atento à autoestima educacional do seu pequeno, pois esse fator está diretamente relacionado ao quanto o aluno reconhece seu êxito no aprendizado.

Com isso, os pais podem auxiliar o filho em suas dificuldades e tomar ações para mantê-lo mais motivado. Mas tome cuidado para não pressionar o estudante, pois ele tem o tempo dele para compartilhar suas dúvidas e desafios.

Note se a criança usa o inglês na rotina de brincadeiras

Geralmente, as aulas em escolas de idiomas utilizam brincadeiras e músicas para ajudar na fixação dos conteúdos, por meio de atividades lúdicas. Nos momentos de brincadeira em casa, por exemplo, a família pode notar se a criança usa o inglês em sua rotina com espontaneidade. Esse pode ser um sinal de que o pequeno tem um bom progresso na língua.

Esteja presente durante a execução das tarefas

Estar por perto no momento das tarefas é fundamental para observar como o aluno se comporta ao fazer as atividades. Se ele apresentar muitas dúvidas ou acabar fazendo tudo com pressa, é bem provável que esteja ocorrendo algum tipo de insegurança em relação aos estudos.

Nessa fase, fica mais fácil perceber as dificuldades no aprendizado. Por isso, esteja sempre presente e assegure que a criança tenha o devido apoio para avançar, de forma que ela se sinta motivada e confortável para conversar.

Perceba a empolgação pelos estudos

Para chegar a um bom nível de conhecimento, o pequeno deve contar com um ambiente incentivador e que ofereça atividades divertidas e sem estresse. Se o seu filho apresenta empolgação pelos estudos e pelas aulas, é um sinal de que ele está, sim, aprendendo e tendo um bom rendimento.

Por outro lado, a antipatia e a insegurança podem ser indícios de que o estudante está desmotivado e não tem interesse em aprender. Nesse caso, o ideal é não forçar a barra e tentar buscar uma abordagem que seja mais adaptada ao seu caso.

Avalie a comunicação da criança em inglês

No desenvolvimento da aprendizagem de qualquer idioma, é fundamental notar como andam as habilidades orais, auditivas, de leitura e escrita. A depender do nível de escolaridade do aluno, a capacidade comunicativa pode estar ou não avançada.

A conversação e a pronúncia, por exemplo, são etapas desafiadoras, que podem deixar a criança sem vontade de aprender. Mesmo assim, você pode incentivá-la e criar o hábito de falar sobre as palavras que foram apresentadas nas aulas.

Para ter a garantia de que o seu filho vai apresentar um bom progresso no inglês, é imprescindível matriculá-lo em uma escola de idiomas para vencer a insegurança na hora de falar a língua. Na Cultura Inglesa, você terá mais tranquilidade e a certeza de que o pequeno avançará rapidamente no aprendizado. Nosso maior objetivo é promover uma verdadeira imersão do aluno no inglês.

*Conteúdo de responsabilidade do anunciante 

Rua Major Mendonça, 470 -Vila Mendonça - Araçatuba

Fone: (18)3625-2542

Horários:
2ª 3ª 4ª 5ª - das 10:00 às 21:00 
6ª - das 10:00 às 17:00
Sábado - das 8:00 às 12:00

 MAIS DE CULTURA INGLESA
VEJA TODAS DE CULTURA INGLESA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.