Unisalesiano

Estudante supera AVC e apresenta TCC de psicologia com ajuda do marido

Ana Virgínia de Castilho Santos Curiacos, 38 anos, ganhou nota 10 na apresentação do TCC, no Unisalesiano de Lins

Da redação* - Hojemais Araçatuba
17/12/20 às 18h15
Imagem da apresentação da estudante pelo Google Met (Foto: Reprodução)

A estudante de psicologia Ana Virgínia de Castilho Santos Curiacos, de 38 anos, mais conhecida como Bia, de Lins (a cerca de 96 quilômetros de Araçatuba) é um exemplo de fé, superação, amor e união.

Foi no mês de agosto de 2018, que Bia passou por uma “montanha-russa” de sensações e sentimentos. Após o parto da pequena Maria Tereza, hoje com 2 anos, Bia sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) isquêmico, seguido de um AVC hemorrágico.

Foram 30 dias de internação, sem poder ver a filha recém-nascida. Ao retornar para casa, a jovem teve que aprender a viver, novamente, ao lado da filha e de seu marido, o docente das áreas da saúde do Unisalesiano de Lins, o professor José Alexandre Curiacos de Almeida Leme.

A luta para voltar a comer sem sonda foi a primeira conquista. Logo em seguida, Bia conseguiu andar, mas a perda da fala e o movimento do braço direito são ainda seus desafios, que enfrenta com muita força de vontade.

“Costumamos dizer que o AVC foi uma experiência muito forte do amor de Deus. Nos ensinou a termos confiança Nele. Então, os próximos passos confiamos a Deus”, disse o marido da aluna de psicologia.

Retomada

Bia tinha iniciado a coleta de dados para o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em 2018. Então, ela decidiu que, neste 2º semestre de 2020, tentaria concluir o trabalho e apresentá-lo, com a ajuda do marido. Uma das orientadoras do trabalho, a professora Jovira Maria Sarraceni, lembrou que a aluna já fazia sessões com fonoaudiólogas e intensificou as sessões para se preparar para a apresentação, que ocorreu no dia 9 de dezembro, via Google Meet.

“Foi um momento de grande emoção. Ficou uma apresentação delicada. A Bia se superou, conseguiu apresentar e isso nos deu uma lição de vida. Ressalto a importância do José Alexandre no trabalho e também dos docentes que compuseram a banca, Luiz Asato e Cleber Consoni, profissionais e seres humanos excepcionais”, comentou Jovira.

Bia ganhou nota 10 na apresentação do TCC, fato que emocionou ainda mais todos os envolvidos em sua história.

Sonho

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estudante sofreu um AVC há dois anos, após o parto da filha (Foto: Arquivo pessoal)

A coordenadora do curso de psicologia do Unisalesiano de Lins, a professora Ana Elisa Silva Barbosa de Carvalho, lembrou que o TCC de Bia teve por objetivo investigar as contribuições da psicologia escolar para o Sistema Preventivo Salesiano desenvolvido por Dom Bosco.

“A banca do TCC é um dos momentos mais aguardados pelos estudantes de graduação. Fecha-se um ciclo e realiza-se um sonho, especialmente este ano, marcado por acontecimentos inesperados. Foi necessária ainda mais superação e a banca do trabalho realizado pela aluna Ana Virgínia foi um exemplo disso”, contou.

*Com informações da assessoria de imprensa do Unisalesiano de Araçatuba 

 MAIS DE UNISALESIANO
VEJA TODAS DE UNISALESIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.