Unisalesiano

Estudantes são destaques no Congresso Paulista de Educação Médica

Universitários do curso de medicina do Unisalesiano de Araçatuba (SP) tiveram trabalhos selecionados em evento; um deles é sobre a implementação de um exame clínico durante a pandemia

Unisalesiano*
10/05/21 às 19h00

Os universitários do curso de medicina do Unisalesiano de Araçatuba (SP), Wallace Coutinho Correia, Jhonatan Carradore e Gabriel Augusto Vitalino dos Santos, orientados pelo médico e docente, Dr. Rafael Saad, foram alguns dos acadêmicos que tiveram seus trabalhos selecionados para a apresentação oral na 12ª edição do CPEM (Congresso Paulista de Educação Médica) que, neste ano, teve como tema “Inovação na Formação Médica”.

Do total de 506 trabalhos científicos submetidos para apresentação no evento on-line, 52 foram selecionados, dentre eles, o projeto dos estudantes do 7º termo do curso. Segundo o Unisalesiano, os alunos compuseram um seleto grupo formado por instituições renomadas. 

O trabalho intitulado “Implementação de um exame clínico objetivo estruturado durante a pandemia de Covid-19” foi apresentado de forma remota, no dia 6 de maio, e teve por objetivo avaliar a viabilidade de realização de um OSCE (Exame Clínico Objetivo Estruturado) por videoconferência, e o grau de satisfação dos alunos avaliados e de seus examinadores.

Santa Casa

Para isso, o grupo de acadêmicos aplicou a avaliação on-line em residentes da Santa Casa de Araçatuba e pode perceber ser possível realizar a avaliação por meio de videoconferência.

“Esse exame é comumente realizado de forma presencial, mas requer contato próximo entre os envolvidos e também demanda espaço físico e logística. Então, por conta da pandemia, fizemos a transformação dessa aplicação da prova para o ambiente virtual, com sucesso”, analisou o aluno Wallace.

O acadêmico afirma ser muito gratificante ver que o trabalho alcançou grande relevância e uma importância significativa no cenário mundial atual, e que pode ser reproduzido em outros cenários, pois reduz custos, espaço físico, número de profissionais envolvidos e o nervosismo na aplicação da avaliação. “Acreditamos que esse trabalho será visto e estudado por muitos que buscam sobre o assunto, que é escasso de fontes nas plataformas de pesquisa”, completou.

 

(Foto: Divulgação)

Pesquisa 

O docente e médico Rafael Saad credita o sucesso do trabalho ao empenho dos alunos e também à coordenação do curso de medicina que, desde a 1ª turma, se preocupou muito com a questão da pesquisa científica e publicação em eventos e revistas, dentro do currículo dos acadêmicos.

“Os alunos foram motivados e a publicação no Congresso é uma consequência desse incentivo para pesquisa científica aliada ao interesse acadêmico”, completou Saad.

O pró-Reitor de ensino, professor André Ornellas, salienta que a Instituição busca incentivar os acadêmicos a investirem em pesquisas científicas com ações intramuros, como é o caso do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) Unisalesiano.

“A cada ano que passa, vemos que o empenho dos nossos alunos aumenta, com trabalhos de grande relevância e importância para a sociedade. A seleção do trabalho dos alunos de Medicina para o Congresso Paulista de Educação Médica é prova disso”, concluiu Ornellas. 

Sobre o Unisalesiano

Em Araçatuba, o Unisalesiano está localizada na rodovia Teotônio Vilela, 3821, Jardim Alvorada. O telefone é (18) 3636-5252 e o e-mail é unisalesiano@unisalesiano.com.br

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante

Endereço: Rod. Sen. Teotônio Vilela, 3821 - Bairro: Alvorada - Araçatuba - SP, 16016-500 
 
Horário: 08:00 as 20:00
 
Fone: (18) 3636-5252

 MAIS DE UNISALESIANO
VEJA TODAS DE UNISALESIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.