Cultura Inglesa

Importância do acompanhamento pedagógico no ensino de uma língua estrangeira

Devido à complexidade do processo de ensino, é imprescindível ter atenção para conseguir atender às necessidades das crianças 

Cultura Inglesa*
12/11/21 às 15h00

Você sabia que o acompanhamento pedagógico é fundamental para melhorar o inglês da criança? Ele é vital para os pais entenderem todas as etapas do aprendizado e, também, para ter a chance de auxiliar os filhos, entendendo quais são as suas maiores dificuldades.

No entanto, é preciso ter em mente que cada pessoa tem o seu ritmo e tempo próprios de compreender o conhecimento de uma segunda língua. Portanto, devido à complexidade do processo de ensino, é imprescindível ter atenção para conseguir atender às necessidades das crianças e adolescentes em formação.

Acompanhe a seguir e entenda qual a importância e as vantagens do acompanhamento pedagógico no aprendizado de um novo idioma. Confira!

Como o acompanhamento pedagógico impacta a educação do meu filho?

O maior intuito de realizar o acompanhamento pedagógico é, justamente, ajudar os alunos a superarem desafios e dificuldades em relação ao aprendizado.

 Ou seja, ele é uma ferramenta essencial para a escolarização e ainda contribui para o aperfeiçoamento e personalização do ensino como um todo.

As melhores instituições de ensino prezam pela presença e eficiência do acompanhamento pedagógico para que os estudantes tenham um melhor aproveitamento nos estudos. Assim, o apoio representa um maior cuidado com as necessidades individuais, fazendo com que os alunos se sintam mais confortáveis para expor o que estão passando.

Portanto, o acompanhamento pedagógico possibilita maior conhecimento sobre as dificuldades de cada estudante, facilitando a intervenção da escola e dos pais no processo de ensino sempre que for necessário. É importante que o atendimento seja planejado e conte com abordagens específicas para ter mais chances de êxito na resolução da defasagem estudantil do criança.

Quais são as vantagens de ter um acompanhamento pedagógico no aprendizado de uma segunda língua?

De fato, buscar por novas formas e ferramentas para o desenvolvimento da aprendizagem traz diversas vantagens, principalmente no caso de crianças aprendendo inglês. As estratégias pedagógicas também podem servir para que o aluno aperfeiçoe as suas habilidades socioemocionais, dando muito mais segurança e apoio para que ele siga e avance com a compreensão dos conteúdos, sem deixar de lado as suas necessidades pessoais.

Assim, para ter a certeza que está aprendendo, os pais devem realizar o acompanhamento do filho sempre que possível, listando quais são os temas e pontos de maior dificuldade. Com isso, será possível elaborar um planejamento mais adequado e que garanta melhores resultados no processo de ensino como um todo.

A seguir, veja quais são as maiores vantagens de contar com a presença do acompanhamento pedagógico no momento de aprender uma segunda língua.

Aumento da confiança do estudante

Quando são devidamente assistidos, os estudantes sentem mais confiança para expor suas dúvidas e fazer perguntas em relação aos conteúdos transmitidos. Isso é bastante positivo, tendo em vista que a criança terá abertura para comunicar os desafios e conseguir passar por empecilhos que estejam prejudicando o seu desempenho.

Com um boa estratégia, portanto, é possível manter o seu filho mais engajado e motivado para aprender a língua inglesa, de forma que ele passe por todas as etapas educacionais com mais confiança e apoio. Assim, os pais podem acolher e auxiliar significativamente a superação das dificuldades, dando mais atenção às necessidades do aluno.

Conhecimento sobre as dificuldades específicas do aluno

Da mesma forma, o acompanhamento pedagógico permite que a família tenha um conhecimento mais preciso e específico das principais dúvidas apresentadas pelo pequeno. E saiba que essa situação é bastante comum, sobretudo em disciplinas mais difíceis.

No entanto, o aprendizado de um novo idioma pode ser facilmente desenvolvido por meio de atividades lúdicas, brincadeiras e jogos, em especial na fase da educação básica. Assim, o ideal é que os pais busquem por abordagens diferenciadas e estimulantes, aumentando as chances de ter um retorno no desempenho escolar.

Maior facilidade na organização dos estudos

Sabendo exatamente onde se encontra a dificuldade, fica muito mais simples elaborar um planejamento e organizar o estudo para que seja, de fato, efetivo. Para isso, é fundamental conversar com o seu filho abertamente e deixá-lo à vontade para falar sobre os desafios e adversidades encontradas ao longo do processo de ensino.

Com isso, você poderá definir algum tipo de intervenção que consiga suprir as principais demandas da criança. O papel do acompanhamento pedagógico é, justamente, estreitar a comunicação dos estudantes com a família, permitindo que determinadas ações sejam tomadas para dar o apoio necessário no momento do aprendizado.

Auxílio na resolução de objetivos no aprendizado da língua inglesa

Sem dúvidas, o inglês pode parecer difícil de ser compreendido em um primeiro contato com o idioma. No entanto, com a prática e a experiência na linguagem, a assimilação da gramática, das palavras e do vocabulário vão se tornando menos complexos e, consequentemente, mais simples de serem repassados.

Assim, o apoio constante permitirá que os pais auxiliem na resolução dos objetivos do ensino da segunda língua. O ideal é criar uma rotina de estudos, com abordagens específicas e direcionadas para as dificuldades já apresentadas. Com isso, será mais simples buscar por métodos que deixam o aluno mais confortável e engajado para dar continuidade ao ensino.

O que levar em consideração ao escolher uma escola de inglês?

Antes de optar por uma escola de idiomas para o seu filho iniciar os estudos no inglês, é imprescindível atentar ao que a instituição oferece de diferencial. Determinados cursos disponibilizam suporte digital ou online, servindo como uma importante ferramenta de acompanhamento pedagógico.

Isso demonstra que a escola tem preocupação com o desenvolvimento formativo dos estudantes, tendo muito mais chances de disponibilizar uma educação significativa. Ao criar um canal de atendimento também é possível ter uma comunicação mais efetiva em relação às demandas das crianças e de seus pais, dando mais chances para a melhoria do desempenho.

A Cultura Inglesa, por exemplo, permite que os alunos vivenciem o idioma na prática, oferecendo materiais didáticos ricos e uma experiência tecnológica que destaca a atuação da instituição de ensino no mercado. Na Cultura Inglesa, as aulas são voltadas para todas as idades e níveis de conhecimento, possibilitando uma verdadeira imersão no aprendizado do inglês.

Como visto, o acompanhamento pedagógico é uma ferramenta diferenciada que desempenha um importante papel na compreensão e transmissão dos conteúdos de uma segunda língua. Por isso, da próxima vez que o seu filho apresentar qualquer tipo de dificuldade, pare para ouvir suas dúvidas e veja como você pode contribuir para o seu avanço. Certamente, isso será bastante positivo para a sua experiência na língua inglesa!

*Conteúdo de responsabilidade do anunciante 

Rua Major Mendonça, 470 -Vila Mendonça - Araçatuba

Fone: (18)3625-2542

Horários:
2ª 3ª 4ª 5ª - das 9:00 às 21:30 
6ª - das 9:00 às 17:00
Sábado - das 7:00 às 12:30

 MAIS DE CULTURA INGLESA
VEJA TODAS DE CULTURA INGLESA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.