Cultura Inglesa

Inglês para tímidos: como o idioma pode ajudar na socialização de crianças?

Aulas de idiomas também representam momentos ideais para motivar a interação e o convívio com os demais colegas

Cultura Inglesa*
08/03/22 às 19h00

Você sabe qual é a melhor forma de ensinar inglês para tímidos? A infância e a adolescência são fases complexas, principalmente para quem é mais introvertido. Contudo, existem maneiras eficientes de fazer com que as crianças desenvolvam a socialização desde cedo.

Atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, são ferramentas interessantes para o aprendizado, ao mesmo tempo que incentivam o pequeno a interagir com outras crianças. As aulas de idiomas também representam momentos ideais para motivar a interação e o convívio com os demais colegas.

Acompanhe a seguir e entenda como o ensino da língua inglesa pode contribuir para que as crianças aprendam a socializar. Confira!

O Impacto da timidez no desenvolvimento da criança


A timidez pode impactar não só no aprendizado, mas também na rotina em outras áreas da vida do pequeno.

(Foto: (Divulgação)

A partir do momento em que a criança começa a ir para a escola, por exemplo, é natural que ela fique retraída para interagir com os colegas de turma. No entanto, isso pode ser prejudicial para o seu desenvolvimento e crescimento.

A socialização é uma etapa essencial para o seu filho conhecer visões e formas de pensar distintas. Quando esse aspecto não é bem trabalhado, o comum é que a criança se torne mais intolerante e não aceite opiniões e ideias diferentes das suas. E é justamente dessa forma que grande parte dos preconceitos são construídos na sociedade.

Por isso, é fundamental que os pais invistam em atividades extracurriculares que contribuam para a socialização desde a infância. O inglês para crianças, por exemplo, é uma alternativa eficiente que oferece diversos benefícios além da aprendizagem do idioma, como a melhora da autoconfiança e o desenvolvimento das habilidades de oratória e audição. 

Os benefícios de estudar inglês para tímidos

Trabalhar a socialização desde cedo é algo que prepara o pequeno para os inúmeros desafios da vida adulta, especialmente para aperfeiçoar a sua atuação futura no mercado de trabalho. As aulas em uma escola de idiomas geralmente são dinâmicas e incentivam a criança a trocar informações com os colegas de sala.

As atividades e abordagens educativas, como jogos, músicas e trabalhos em grupo podem estimular o desenvolvimento da expressão sentimental e física de forma significativa. Além disso, existem outros benefícios do ensino da língua inglesa que permitem que o seu filho aperfeiçoe suas habilidades de comunicação e inteligência socioemocional. Veja, a seguir, quais são os principais.

Estimula a empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e reconhecer seus sentimentos. Essa é uma habilidade que a criança pode desenvolver com o tempo, de acordo com seu crescimento e limitações. Mesmo assim, o pequeno acaba por compreender a importância de ser solidário e não julgar ou desmerecer a vida de quem é diferente.

Incentiva a falar em público

O medo de falar em público é algo comum e natural para muitas pessoas. No entanto, essa é uma questão da vida real que a criança terá que enfrentar mais cedo ou mais tarde. Em uma escola de idiomas, por exemplo, o pequeno aprende a trabalhar em grupo, a colaborar com suas ideias e a trocar informações com os colegas de turma.

Ajuda a conhecer outras visões de mundo

Existem inúmeras culturas, hábitos e formas de ver e viver que são bastante diferentes da realidade dos mais jovens. Portanto, levar o entendimento sobre essa questão desde a infância é vital para a socialização e também para conhecer outras visões de mundo. A criança pode ser beneficiada ao aprender um idioma, pois ela reconhece as diferenças e consegue se relacionar melhor com pessoas estrangeiras ou que não falam a mesma língua que a sua.

Melhora o aprendizado

Ao estudar um segundo idioma, o aluno passa a praticar habilidades mais aprimoradas, como leitura, escrita e oratória em inglês. Isso melhora e torna o processo de ensino mais relevante e significativo para a vida social do pequeno. Além disso, na escola a criança se encontra em um ambiente onde todos estão na mesma fase de aprendizagem, o que aumenta a confiança e a segurança para testar e aprender com os erros.

A importância de respeitar a criança no processo de socialização

A infância é um período desafiador onde o indivíduo começa a reconhecer a si próprio e os estímulos do mundo externo. Tentar acelerar ou exigir que o tempo da criança seja avançado, pode causar traumas que têm um efeito contrário do que os pais desejam para seus filhos.

O ideal é que a família respeite o tempo e o processo de socialização do pequeno, incentivando a perda de sua timidez, mas sem fazer cobranças excessivas. Antes de buscar ajuda profissional, os pais devem compreender que cada criança necessita de um tempo específico para se adaptar e se relacionar com os demais.

Seja qual for o caso, é fundamental que a família apoie e respeite o modo de vida sem pressionar o pequeno para a interação social. Isso significa que é importante aceitar suas reações ao cumprimentar ou falar com as outras pessoas, dando tempo para que a criança decida quando é o melhor momento para iniciar uma conversa com alguém, por exemplo.

A abordagem da cultura inglesa no ensino de inglês para tímidos

Para ter bons resultados no processo de socialização, os pais podem matricular o pequeno em uma escola de idiomas que trabalhe com abordagens diferenciadas e voltadas para os estudantes mais tímidos. A Cultura Inglesa utiliza uma abordagem que permite que as crianças mais tímidas possam se soltar nas aulas e socializar com outros alunos.

Nossas aulas são dinâmicas e interativas, de acordo com os interesses e limitações do seu filho. Além disso, oferecemos atividades lúdicas, como jogos, atividades culturais e projetos que auxiliam o processo de aprendizagem desde a infância. A Cultura Inglesa busca, justamente, trabalhar a escrita, a conversação, a leitura e a compreensão oral, que são maneiras eficientes para o aperfeiçoamento da comunicação. 

Ensinar inglês para tímidos pode parecer um enorme desafio. Para superar a situação, o indicado é que os pais busquem pela melhor escola de inglês para o seu filho iniciar a experiência na segunda língua de forma adequada. Com isso, o pequeno se sentirá motivado e terá mais segurança para se arriscar e socializar com as outras pessoas. 

Rua Major Mendonça, 470 -Vila Mendonça - Araçatuba

Fone: (18)3625-2542

Horários:
2ª 3ª 4ª 5ª - das 10:00 às 21:00 
6ª - das 10:00 às 17:00
Sábado - das 8:00 às 12:00

 MAIS DE CULTURA INGLESA
VEJA TODAS DE CULTURA INGLESA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.