Cultura Inglesa

Modalidades de ensino: conheça diferenças e benefícios

Uma das razões para termos diferentes modalidades de ensino é atender aos diversos grupos de pessoas e permitir o acesso ao ensino de qualidade a todos

Cultura Inglesa*
29/06/22 às 19h00

A pandemia do coronavírus trouxe um novo modelo de trabalho, mudança no relacionamento com amigos e família, até o aprendizado, tudo precisou ser mudado em um curto espaço de tempo. Falando nisso, o ensino online ganhou força, por isso falaremos sobre ele e as outras modalidades de ensino neste conteúdo.

A seguir, você conhecerá mais sobre esses modelos e as suas vantagens no aprendizado do idioma. Bateu a curiosidade? Então, continue conosco nessa leitura!

Modalidades de ensino

Uma das razões para termos diferentes modalidades de ensino é atender aos diversos grupos de pessoas e permitir o acesso ao ensino de qualidade a todos. Foi a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que determinou uma divisão que corresponda às necessidades da população. 

Temos como exemplo aqui o ensino presencial, a distância e o semipresencial.

(Foto: Pixabay/Imagem Ilustrativa)

De maneira geral, o que todas têm em comum é o objetivo de garantir que todo mundo tenha acesso ao ensino de qualidade, levando em consideração a sua disponibilidade e momento de aprendizado.

As diferenças entre as modalidades de ensino

Quando falamos sobre ensino de idiomas, temos três modalidades predominantes: presencial, a distância e ao vivo, cada qual com as suas especificidades. Durante a quarentena, a EAD e o ao vivo ganharam ainda mais força por permitir aos alunos estudarem de suas casas e em segurança.

Abaixo, explicaremos um pouquinho mais sobre os modelos de ensino.

Ensino presencial

O ensino presencial é o formato mais tradicional. Nele, todo o conteúdo é passado por meio das aulas, sendo que os professores e estudantes estão presentes fisicamente em um espaço. Outras características desse ensino são:

  • Horário fixo de aulas;
  • Atividades e avaliações feitas em sala de maneira presencial;
  • Exigência de um percentual de presença para aprovação;
  • Professor presente e contato direto com o aluno.

Ensino a distância

Quando se trata da educação a distância, o cenário muda. De maneira geral, esse é o formato online mais conhecido. Nesse caso, grande parte das aulas é gravada, sendo que há apenas algumas videoconferências, focadas em tirar dúvidas. É comum também a presença de um tutor, que responde às questões de alunos.

Entre as suas principais características, temos:

  • Horário de aulas escolhido pelo aluno;
  • Atividades e avaliações são feitas online e o aluno tem apenas uma data limite para a entrega;
  • Não é exigida a presença do aluno, mas ele deve realizar todos os módulos e tarefas propostas para obter a certificação;
  • Professor tem um contato mais indireto com o aluno.

Ensino ao vivo pela internet

O ensino ao vivo pela internet une boas práticas do ensino presencial e a distância. Esse recurso vem sendo bastante explorado durante a quarentena aqui na Cultura Inglesa. Basicamente, os professores dão aulas no horário combinado com os alunos, que assistem remotamente.

Entre os aspectos que a destacam, estão:

  • Horário de classe pré-definido entre as partes;
  • Atividades e avaliações online, mas em tempo real;
  • Presença do aluno exigida, assim como no ensino presencial;
  • Professor mantém um contato mais direto, mesmo estando remoto.

De maneira geral, as modalidades de ensino se diferenciam pelo local, formato de aprendizado e aproximação do professor. Apesar disso, o foco de todas é o mesmo: levar educação de qualidade aos alunos, permitindo que eles aprendam da maneira mais adequada para o momento.

Os benefícios do ensino ao vivo

Hoje, quando pensamos no ensino de inglês, sabemos que as possibilidades são inúmeras. Como vimos, as modalidades de ensino acima se encaixam bem no aprendizado de uma segunda língua.

Mas precisamos destacar que, em momentos como o qual estamos vivendo, a proximidade do professor e dos próprios colegas de classe faz toda a diferença. Confira a seguir os benefícios que o ensino ao vivo entrega!

Tirar dúvidas em tempo real

No ensino de idiomas da Cultura Inglesa, ter a oportunidade de tirar dúvidas em tempo real é bem importante. Sabe aquela pronúncia que você ficou com dúvida ou mesmo a melhor palavra para usar na situação? Com o professor ao vivo é possível ter essa resposta rapidamente.

Sem contar que em uma aula ao vivo a nossa atenção é mais focada, pois não dá para ficar voltando o vídeo. Assim, você consegue assimilar melhor o conteúdo e nem precisa esperar, caso tenha alguma dúvida.

Interagir com os colegas

O ao vivo também permite que você interaja com os colegas de classe. Para o aprendizado do inglês, tal possibilidade é importante e ajuda a despertar maior interesse em participação dos alunos.

Por meio desse modelo, é possível não só conhecer melhor os colegas, mas também criar uma rede de apoio mútua. Afinal, todos estão ali para aprender e pressupõe-se que no mesmo nível de aprendizado do idioma.

Além de enriquecer o processo, a interação é um importante termômetro para que o professor entenda as necessidades dos alunos e possa propor atividades cada vez mais alinhadas e interessantes.

Ter aulas personalizadas e dinâmicas

Outra grande diferença do ensino ao vivo é a possibilidade de personalização das aulas. Por exemplo, se os alunos fossem assistir um conteúdo gravado, estariam engessados em um modelo expositivo. Já no ao vivo há uma mudança, pois a partir da interação é possível seguir por um caminho totalmente diferente e, até mesmo, mais interessante.

Cada um pode trazer a sua contribuição para a aula e realizar atividades em tempo real, favorecendo assim a dinâmica do momento e até aumentando o vocabulário. Por exemplo, os alunos podem destacar as dicas para avançar no inglês que eles têm utilizado nesse momento, e o professor desafiar todos a aplicarem alguma delas. A partir disso, é medido o resultado da iniciativa nas próximas semanas.

Neste post, falamos como é possível ter um aprendizado de um idioma por meio de diferentes modalidades de ensino. No momento que estamos vivendo, em especial, ter a possibilidade de ensino ao vivo é ótimo para continuar o processo de aprendizagem. Na Cultura Inglesa, o ensino do inglês online é uma realidade e você pode desenvolver o seu idioma de maneira eficaz.

*Conteúdo de responsabilidade do anunciante 

Rua Major Mendonça, 470 -Vila Mendonça - Araçatuba

Fone: (18)3625-2542

Horários:
2ª 3ª 4ª 5ª - das 10:00 às 21:00 
6ª - das 10:00 às 17:00
Sábado - das 8:00 às 12:00

 MAIS DE CULTURA INGLESA
VEJA TODAS DE CULTURA INGLESA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.