Unisalesiano

Professora lança segundo livro sobre conhecimento popular da Amazônia

Eliane Cervelatti, docente da área da saúde no Unisalesiano, lançou a obra "Conhecimento Popular e Ciência II – O Uso de Plantas Medicinais”, que está disponível no site da instituição 

Unisalesiano*
03/06/22 às 17h30
(Foto: Divulgação)

Quatro anos após a publicação de “Conhecimento popular e ciência: uma parceria de sucesso no interior da Amazônia”, o primeiro livro relacionado à sua viagem na Amazônia, em 2015, a docente da área da saúde, do Unisalesiano, a professora doutora Eliane Cervelatti, lança a segunda edição: “ Conhecimento Popular e Ciência II – O Uso de Plantas Medicinais”.

A obra, que está disponível no site do Unisalesiano, traz os resultados de projetos desenvolvidos com o jucá, uma espécie vegetal que possui um potencial antimicrobiano, com ação cicatrizante e uma possível ação larvicida sobre Aedes aegipty , mosquito transmissor da dengue.

“A ideia do livro foi colocar, de forma objetiva e explicativa, o conteúdo dos artigos científicos desenvolvidos com o jucá”, explicou Eliane, que explicita seu agradecimento à professora aposentada, Hilda Rodrigues Vieira, de 76 anos. “Dona Hilda é uma senhora que mora em Manicoré, cidade ribeirinha amazônica, foi quem apresentou os extratos vegetais utilizados como potenciais medicinais, dentre eles, o Jucá.”

(Foto: Divulgação)

Farmácia verde

Dona Hilda atua como voluntária no projeto social “Farmácia Verde”, e utiliza o Jucá, por exemplo, no preparo de xarope, o famoso "sedatosse", além de compostos. A Farmácia Verde tem por objetivo disponibilizar os meios de tratamento e cura de doenças com recursos naturais medicinais através de ervas, folhas, cascas, raízes e outros elementos naturais encontrados em nossa região.

“Estou muito feliz em poder compartilhar esse livro, que é fruto do trabalho de uma equipe incrível. Foi elaborado com muito carinho e seriedade. Para elucidar o conteúdo, escrevi junto com docentes e colaboradores do Unisalesiano, um ‘café com ciência’, com linguagem do dia a dia. Obrigada a todos pelo incentivo”, enalteceu.

Os elogios e agradecimentos se estendem aos profissionais: Denise Junqueira Matos, Vivian Preto, Gislene Marcelino, Ana Carolina Frade Gomes, Rossana Abud Cabrera Rosa, Rafael Cipriano, Maikon Malaquias, Monique Bueno e o pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do Unisalesiano, o professor André Ornellas.

(Foto: Divulgação)

Sobre o Unisalesiano

Em Araçatuba, o Unisalesiano está localizada na rodovia Teotônio Vilela, 3821, Jardim Alvorada. O telefone é (18) 3636-5252 e o e-mail é unisalesiano@unisalesiano.com.br

* O conteúdo é de responsabilidade do anunciante

Endereço: Rod. Sen. Teotônio Vilela, 3821 - Bairro: Alvorada - Araçatuba - SP, 16016-500 
 
Horário: 08:00 as 20:00
 
Fone: (18) 3636-5252

 MAIS DE UNISALESIANO
VEJA TODAS DE UNISALESIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.