Nelore Corretora de Seguros

Seguro de Responsabilidade Civil protege profissionais de falhas

O serviço vem crescendo a cada ano em virtude das reclamações na Justiça por atos que causam danos contra terceiros

Nelore Corretora de Seguros*
14/01/20 às 00h00
As apólices são diferenciadas, de acordo com a atividade exercida e o risco apresentado (Foto: banco de imagens)

Cirurgiões-dentistas, contadores, engenheiros, corretores, urbanistas e arquitetos, entre outros fornecedores de serviços, passaram a procurar proteção do seguro de RCP (Responsabilidade Civil Profissional) frente ao aumento de ações judiciais movidas por clientes insatisfeitos.

O seguro de RCP protege o segurado de eventuais reclamações ou ações na Justiça em que seja responsabilizado.

Este seguro garante o reembolso de indenizações que o segurado venha a ser obrigado a pagar em consequência de lesões corporais ou danos materiais por ele provocados involuntariamente (por omissão, negligência ou imprudência) em terceiros ou em pessoas pelas quais possa responder civilmente.

O serviço pode ser contratado por qualquer empresa ou profissional que atue em atividades que exijam cunho intelectual, como advogados, contadores, médicos, engenheiros (no desenvolvimento de projeto), entre outros.

Cobertura

Podendo ser contratado individualmente ou pela empresa em que o profissional trabalha, o seguro de RC Profissional é personalizado, pois a apólice é feita sob medida.

Quem determina o valor segurado é o cliente, que também escolhe as coberturas que mais lhe convém, em função de preço e abrangência. A seguradora poderá predeterminar as franquias (participações do segurado nos prejuízos), mas o segurado pode definir franquias diferenciadas que, na sua avaliação, serão as mais adequadas, como também os riscos que corre. Essas são condições que vão alterar o custo do seguro.

Além disso, é possível obter cobertura para honorários advocatícios, gastos com publicidade (no caso da necessidade de reverter uma imagem negativa no sinistro) e garante a continuidade de uma empresa ou o trabalho de um profissional. Pode ser contratado por qualquer um que se enquadre em uma atividade de cunho intelectual e que tenha faturamento.

Os riscos de responsabilidade civil são amparados em quatro ramos de seguros distintos de seguros:

  • Responsabilidade Civil Geral (RCG),
  • Responsabilidade Civil Profissional (E&O);
  • Responsabilidade Civil Riscos Ambientais; e
  • Responsabilidade Civil de Diretores e Administradores (D&O).

Como funciona?

Para aceitarem o risco dos seguros de RC Profissional, as seguradoras solicitam informações detalhadas sobre o futuro segurado. É necessário o preenchimento de um questionário que será utilizado para analisar as atividades profissionais desenvolvidas e também para avaliar a empresa na qual a pessoa trabalha ou o tipo de prestação de serviço. Quanto mais complexo for o seguro, mais informações terão que ser repassadas à seguradora para a correta análise do risco.

Por isso, esse tipo de seguro deve ser contratado com o auxílio de um especialista: um corretor de seguros familiarizado com o tipo de negócio a ser realizado.

Para garantir a cobertura junto à seguradora, é importante que o segurado, assim que vislumbrar uma situação de possível sinistro, já notifique seu corretor de seguros e o mantenha informado a cada novidade do caso, até um processo judicial ou acordo extrajudicial à seguradora, para que possam ser negociadas as melhores soluções.

Responsabilidade civil x penal

Existe uma grande diferença entre responsabilidade civil e penal. Enquanto a primeira é caracterizada pela falta de intenção de prejudicar o outro, a penal é reconhecida quando existe vontade deliberada de causar dano, sendo o seu responsável sujeito ao cumprimento de pena.

As apólices são diferenciadas, de acordo com a atividade exercida e o risco apresentado. Um exemplo é o seguro oferecido para diretores e executivos de empresas, que garante proteção para o profissional em caso de um processo motivado por uma decisão administrativa que tenha trazido prejuízo aos acionistas.

Onde contratar?

Faça uma visita a Nelore Corretora de Seguros e descubra uma maneira econômica e inteligente de proteger seu patrimônio .  

Em Araçatuba, a Nelore Corretora de Seguros fica à rua Cussy de Almeida Júnior, 728, no Centro. Para contato, o telefone é (18) 3301-3436 ou por e-mail: atendimento@neloreseguros.com.br 

A corretora também atua em Alto Alegre por meio do telefone: (18) 3657-1203 e em Piacatu: (18) 3693-1311 ou CLIQUE ABAIXO PARA CHAMAR NO WHATSAPP. 

*Conteúdo é de responsabilidade do anunciante

 

A Nelore Corretora de Seguros, está presente no mercado há mais de 15 anos, possui profissionais com mais de 20 anos de experiência junto às principais seguradoras do cenário nacional e internacional.

Atuamos em todos os ramos de seguros, sempre pautados em uma relação de negócios transparente, ética, comprometida com a segurança e satisfação dos clientes.

Endereço: R. Cussy de Almeida Júnior, 728 - Centro - Araçatuba

Telefone: (18) 3301-3436

 MAIS DE NELORE CORRETORA DE SEGUROS
VEJA TODAS DE NELORE CORRETORA DE SEGUROS
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.