Cerca de 150 pessoas participaram do 1º Simpósio de Aprimoramento Profissional e Divulgação Científica em Medicina Veterinária, promovido pelo Unisalesiano de Araçatuba (SP) em 22 de fevereiro. O evento contou com palestras, mesas-redondas e a apresentação de 32 pôsteres elaborados pelos aprimorandos da Clínica Meu Pet e do Hospital Veterinário do Unisalesiano.
Os veterinários preceptores avaliaram os trabalhos apresentados e elegeram os melhores pôsteres por área, além de uma premiação geral. Confira os vencedores:
Na área de Anestesiologia, o 1º lugar ficou com o trabalho “ Bloqueio subescalênico do plexo braquial guiado por ultrassom em bovino submetido à osteossíntese de úmero - Relato de caso” , e o 2º lugar com “Bloqueio do plexo braquial por meio de abordagem axilar guiado por ultrassom em cão submetido à revisão cirúrgica de rádio e ulna - Relato de caso” .
Em Fisiopatologia Médica e Cirúrgica de Grandes Animais, o 1º lugar foi para “Osteossíntese de úmero em terço médio/proximal em bezerro da raça Nelore: Relato de Caso” , o 2º para “Musicoterapia para correção de distúrbio comportamental em equino - Relato de caso”, e o 3º para “Intoxicação natural por Leucaena Leucocephala em equídeo urbano” .
Na categoria Fisiopatologia Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, o 1º lugar foi conquistado pelo trabalho “Gengivoestomatite em felino doméstico (Felis catus) submetido a extração dentária parcial - Relato de caso” , o 2º lugar por “Ossificação incompleta do centro da cavidade glenóide acessória caudal em cão - Relato de Caso” , e o 3º lugar por “Cardiomiopatia Dilatada Bilateral em Cão Doberman com Insuficiência Cardíaca Congestiva - Relato de Caso” .
Na área de Patologia, destacaram-se os relatos “Colangiocarcinoma em felino doméstico -Relato de Caso”, “Leiomiossarcoma vesical em felino - Relato de Caso” e “Adenocarcinoma em glândula hepatoide em cão - Relato de Caso” . Em Reprodução, o 1º lugar foi para “Ação do hidrogênio molecular na viabilidade dos espermatozoides”.
Na premiação geral, o 1º lugar ficou com “Gengivoestomatite em felino doméstico (Felis catus) submetido à extração dentária parcial - Relato de caso” , o 2º lugar com “ Ossificação incompleta do centro da cavidade glenóide acessória caudal em cão - Relato de Caso” , e o 3º lugar com “Colangiocarcinoma em felino doméstico - Relato de Caso” .
Intercâmbio
