O Unisalesiano de Araçatuba (SP) reuniu os alunos dos 1º, 3º e 5º anos dos cursos de graduação, exceto medicina, para apresentar o Manual do Acadêmico e os membros da reitoria da instituição: o diretor geral, padre Erondi Tamandaré, o pró-reitor de ensino, pesquisa e pós-graduação, professor André Ornellas, a pró-reitora administrativa, professora Vanda Guilherme Moura, e o pró-reitor de pastoral, padre Paulo Jácomo.
O evento foi realizado na Igreja Universitária, no dia 22 de fevereiro, nos períodos da manhã e noite.
O documento, disponível em formato digital, tem por objetivo oferecer informações sobre a rotina dos alunos e sanar as dúvidas da comunidade acadêmica. “Por conta da pandemia, os acadêmicos dos 1º, 3º e 5º termos não tiveram oportunidade de participar de um encontro como esse, que é um momento importante para toda a Instituição”, disse André Ornellas, que atua há 37 anos na instituição.
Assim como André, a pró-reitora administrativa, Vanda Guilherme Moura, atua há bastante tempo na instituição, 32 anos, na área gerencial administrativa. “É uma imensa alegria rever a casa cheia. Sejam bem-vindos, vamos fazer o possível para atender as expectativas de vocês”, salientou.
O padre Erondi Tamandaré tem 42 anos e chegou ao Unisalesiano em 2020, durante a pandemia, como pró-reitor de pastoral. No ano seguinte, foi escolhido para o comando do campus em Araçatuba e, em seu lugar, assumiu o padre Paulo Jácomo. Os dois foram apresentados aos acadêmicos.
“Para nós, é uma alegria ver a casa cheia. Que possamos, nesta casa, que é de formação integral, aproveitar as oportunidades que nos são oferecidas, sempre com muita disciplina”, contou.
O diretor geral ainda reforçou que é necessário ter disciplina para seguir o caminho em busca dos sonhos. “O nosso Centro Universitário é o melhor do Estado de São Paulo porque é disciplinado.”
Após o pronunciamento, o padre Erondi, o pró-reitor de ensino, pesquisa e pós-graduação, professor André Ornellas, explanou os principais pontos do Manual e apontou investimentos na estrutura da Instituição, como em um novo software da biblioteca e no complexo de multimídia.
Última geração
Neste último caso, o chefe do Departamento de Comunicação do Unisalesiano, o professor Maikon Malaquias, explicou que o espaço totalmente moderno e atualizado, com recursos audiovisuais de última geração, visa à produção de conteúdo educacional, atendendo às novas demandas do ensino/aprendizagem. “Vai possibilitar também que ligas e grupos organizados de acadêmicos possam usufruir do ambiente”, acrescentou.
Por fim, o pró-reitor de pastoral, padre Paulo Jácomo, se apresentou como salesiano, atuante há 33 anos, e explicou o objetivo da Pastoral Universitária, que é responsável por fazer acontecer a dimensão confessional e, dentro da Missão Institucional, formar bons cristãos e honestos cidadãos. “Essa é uma casa que acolhe, um espaço de alegria. Essa característica importante do Unisalesiano deve ser experimentada por todos”, frisou, encerrando o evento com uma oração.