O Unisalesiano promoveu a 2ª Rodada de Startups 2020, com a apresentação de trabalhos contendo ideias inovadoras, empreendedorismo e inovação tecnológica, desenvolvidos pelos alunos dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis e coordenados pela docente Cleide Henrique Avelino.
As apresentações aconteceram no dia 25 de novembro, de forma online. A abertura contou com a palestra do Analista de Negócios Sênior do Sebrae e responsável pelo segmento de Startups de Araçatuba e região, Vitor Alan Martins.
O profissional apresentou aos acadêmicos da instituição informações sobre o desenvolvimento do ecossistema regional de Startups e sobre o programa Startup SP, que está em seu 2º Ciclo (este ano, em formato remoto).
Para a composição das Bancas de apresentações das Startups acadêmicas, foi convidada como avaliadora acadêmica a contadora e Prof.ª Regina Celia Loverdi de Lima Stringheta, formada em Ciências Contábeis pelo Unisalesiano.
Ao final de cada apresentação, foi destacada a importância da integração dos cursos da instituição e acadêmicos com o empreendedorismo desta modelagem de negócios.
Para os alunos envolvidos, além de terem a oportunidade de conhecer o processo de criação de uma Startup e poderem dar sequência nos projetos apresentados, o programa proporcionou o enriquecimento no currículo.
“Terão ainda a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho através da viabilidade das Pesquisas Científicas dos Trabalhos de Conclusão de Curso e execução do projeto da Startup”, ressaltou a Prof.ª Cleide.
Confira abaixo os depoimentos de alunos que participaram da 2ª Rodada de Startup do UniSALESIANO:
“Aprendemos muito na criação do trabalho e exercitamos nosso lado empreendedor”, Bruna Bardicci – Ciências Contábeis.
“A ideia surgiu a partir da pesquisa do TCC para a publicação do Artigo Científico do Curso onde, ao fazer o Planejamento Tributário, foi encontrada dificuldade com a quantidade de análises necessárias para a solução do problema, sem ter nenhuma ferramenta eficaz, atualmente, no mercado para auxiliar os profissionais. A Startup Easy Planning surge como uma ferramenta altamente eficaz e útil ao Planejamento Tributário”, Anderson Esteves – Ciências Contábeis.
“Primeiramente, trabalhamos o Brainstorming, trazendo várias ideias para o desenvolvimento da atividade de startup, até que as ideias foram se juntando e deram espaço para o modelo inicial da Startup Geekclub, ao qual foram feitas algumas alterações, como o segmento, nicho, público-alvo, dentre outros aspectos. Com um ramo de atividade que só vem crescendo nos últimos anos, vimos realmente uma oportunidade de ingressar nesse mercado de trabalho, trazendo a novidade dos clubes de assinaturas, visando crescer junto com esse segmento”, Bruno Crespi – Administração.
“A realização do Pitch foi de grande importância para nós, já que, a partir dele, foi possível vermos de forma rápida como funciona a criação de uma startup, e como funciona esse segmento de empresa”, Diego Teixeira – Ciências Contábeis.
“A Startup Pagbem é um projeto de um aplicativo onde estariam disponíveis, através do banco de dados empresarial, os débitos dos consumidores, com a possibilidade de consultas e negociações. O app Pagbem foi desenvolvido através da dor do cliente, com relação a constrangimentos, dificuldades em acessos a débitos, ligações impertinentes, trazendo a praticidade em simulação de regularização de débitos e pagamentos do cliente. Em uma pesquisa de campo, a respeito do projeto proposto, tivemos um feedback positivo para a execução do projeto da Startup”, Letícia Rodrigues – Administração.
“Acredito que um dos aspectos mais relevantes foi o aprendizado, realizar algo novo, sair da zona de conforto. Pensávamos que não teríamos ideias até surgir a necessidade de empreender. Como dito pelo Vitor do Sebrae, ‘bater de frente com uma XP da vida’ não seria fácil, mas que é possível. Nosso trabalho foi sobre uma plataforma de investimentos, para pessoas que não possuem familiaridade com investimentos, não foi fácil mas possível; uma atividade marcada pelo conhecimento de novas possibilidades”, Paula Fragoso – Ciências Contábeis.