Colégio Nossa Senhora Aparecida

Você sabe como funciona e os benefícios do ensino bilíngue?

A doutora em psicolinguística Luciana Brentano, explica o que é o bilinguismo e se ele pode afetar o desenvolvimento da criança; palestra aconteceu no Colégio Nossa Senhora Aparecida, em Araçatuba

Colégio Nossa Senhora Aparecida* 
28/06/22 às 19h00
(Foto: Divulgação/Colégio Nossa Senhora Aparecida)

O bilinguismo está se destacando e vem ganhando força, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Mesmo com esse avanço, muitas pessoas ainda se perguntam o que é o bilinguismo e se ele pode afetar no desenvolvimento dos pequenos, além de outras dúvidas que envolvem a temática. 

Em virtude desses constantes questionamentos, por meio do projeto "Conexão Família-Escola", o Colégio Nossa Senhora Aparecida , que fica em Araçatuba (SP), realizou um bate-papo na última semana, abordando o assunto com uma especialista.

Para falar sobre o tema, o colégio recebeu a palestrante Luciana Brentano, que é doutoranda em psicolinguística e mestre em letras, além de ser especialista em bilinguismo, neurocognição e aprendizagem de línguas estrangeiras. Ela é integrante do laboratório de bilinguismo e cognição da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e do Bilingualism, Mind, and Brain lab, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Bilinguismo na escola

Devido à atual importância do aprendizado de um segundo idioma, muitos pais optam por colocar os filhos ainda pequenos para aprender uma segunda língua, que na maioria das vezes, é o inglês. Por isso, muitos acabam optando por escolas que já tenham o ensino bilíngue.

“As crianças que desenvolvem um cérebro bilíngue têm grandes chances de sucesso na vida, além do próprio fator do processamento cognitivo diferenciado em virtude do bilinguismo. Ser bilingue possibilita a transição dos pequenos entre as diversas línguas, trazendo para o futuro até uma boa qualificação profissional”, explica Luciana.

Desenvolvendo o cérebro

Muitas pessoas dizem que o bilinguismo pode trazer malefícios para os pequenos, situação que foi desmentida pela profissional. “O bilinguismo só traz benefícios para as crianças. Ele desenvolve o cérebro, o que passa a ser um exercício cognitivo que ajuda as crianças no próprio desenvolvimento na escola por meio das línguas”, comentou.

A escola é a peça fundamental para o desenvolvimento do bilinguismo na vida dos estudantes, principalmente a forma com que ela vai abordar outras línguas com as crianças.

“Quando uma escola realiza uma implantação positiva do ensino bilíngue onde as crianças podem brincar e experenciar as línguas de uma forma positiva, as crianças automaticamente vão apender e se desenvolver de uma forma muito positiva. É fundamental trabalhar o bilinguismo de uma forma leve, lúdica e feliz, o que ajuda muito no desenvolvimento dos pequenos”, frisou. 

Desempenho escolar

A diretora pedagógica do Colégio Nossa Senhora Aparecida, Dra. Vanessa Costa, comentou sobre a importância do bilinguismo. “Existem estudos específicos que demonstram que a infância é o momento mais propício para se aprender um idioma, visto que nesta época (primeiros seis anos de vida) o desenvolvimento cerebral é mais acelerado. Isso só auxilia no desenvolvimento dos pequenos”, comentou. 

O bilinguismo pode ser considerado até uma ferramenta para auxiliar na melhora do desempenho escolar, segundo Vanessa. “No ambiente escolar, o bilinguismo ajuda a melhorar o desempenho das crianças, suas funções cognitivas, habilidades sociais, capacidade de leitura, criatividade e ainda melhoram suas habilidades emocionais, resultando em bons efeitos na vida adulta. Vale inteiramente a pena tornar-se bilíngue ainda na infância”, finalizou Vanessa.

(Foto: Divulgação)

SERVIÇO 

Há mais de 85 anos em Araçatuba (SP), o Colégio Nossa Senhora Aparecida , faz parte da Sagrado - Rede de Educação e atende crianças da educação infantil e ensino fundamental.

Rua Praça Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei, 184 - Centro. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Telefone: (18) 3609-6609 .

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante 

Há mais de 85 anos em Araçatuba (SP), o Colégio Nossa Senhora Aparecida, faz parte da Sagrado - Rede de Educação, e tem como objetivo formar alunos de princípios e valores.

O Colégio atende crianças da educação infantil e ensino fundamental, oportunizando uma formação integral com o foco na formação de pessoas críticas, responsáveis, participativas e solidárias.

Rua Praça Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei, 184 - Centro.

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Telefone: (18) 3609-6609.

 MAIS DE COLÉGIO NOSSA SENHORA APARECIDA
VEJA TODAS DE COLÉGIO NOSSA SENHORA APARECIDA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.