Agenda

2° Festfim divulga programação completa com mais de 130 horas de programação

De 29 de março a 4 de abril o público acompanhará mais de 79 atividades culturais de todas as vertentes em um dos maiores festivais online do Estado

Assessoria
26/03/21 às 17h06
Assessoria

Seguindo o plano de contingência do Estado de São Paulo e todas as normas dos Decretos Municipal e Estadual, a Cia. Apocalíptica inicia nesta segunda-feira, dia 29, a programação do FestFIM – Festival de Artes do Fim do Mundo.

Com alcance internacional já em sua segunda edição, o público terá acesso às apresentações de forma gratuita até o dia 4 de abril através do site da Cia. Apocalíptica ( www.ciaapocaliptica.com/ ) e as mídias sociais YouTube, Facebook e Instagram (@cia.apocaliptica).

“Nessa altura da crise todo mundo já sabe que os artistas serão os últimos a voltar a trabalhar normalmente, mas a diversidade e o tamanho da programação do FestFIM só prova a resiliência e a capacidade de adaptação destes trabalhadores, poder trocar experiências com eles e mostrar seus trabalhos para o nosso público nos dá um alento nestes tempos mais sombrios com o fim do mundo espreitando na esquina”, diz Lawrence Garcia, diretor da Cia. Apocalíptica e do Festival.

O FestFIM contará com 130 horas de programação gratuita, 79 atividades entre Gravações, Atividades Formativas, “Lives”, Estreias, apresentado mais de 15 vertentes artísticas, de 14 cidades diferentes do Estado de São Paulo e de quatro continentes do mundo, proporcionando ao público uma verdadeira maratona cultural.

“Com a primeira edição do FestFIM queríamos mostrar pro mundo a qualidade do artista rio-pretense agora mostramos para a o público rio-pretense a qualidade dos trabalhos desenvolvidos nos quatro cantos do mundo. Com o festival movimentaremos e geraremos renda para mais de 200 artistas o que nos enche de orgulho, principalmente num momento de crise global das artes presenciais”, complementa Lawrence.

Durante o período de inscrições, que aconteceu em janeiro deste ano, o Festival teve 670 projetos inscritos, se consolidando como um dos maiores festivais de artes integradas online do Brasil. 

Internacional 

Neste ano, o FestFIM foi contemplado pela Lei Aldir Blanc Estadual e o destaque são as apresentações internacionais que elevou o patamar e abrangência do Festival. No total, são sete espetáculos: “5 pesos”, do grupo Un colectivo con un manojo de artistas dan otra vuelta al teatro (Argentina); SEELUFT, da bailarina Andressa Miyazato (Áustria); Casados e Cansados, com o grupo Enigma Teatro (Angola), "Akllasumaq: la elegida por sua belleza", do grupo La Otra Vuelta Teatro (Argentina); Mar Me Quer do Fiti – Teatro de Inverno (Moçambique); “San Román", da Escuela de Arte y Talentos (Bolívia); e BLADIMIR, com Gabriela Céspedes (Argentina).

Estreias

Uma das categorias mais esperadas do FestFIM são as estreias, pois toda nova edição os grupos e artistas se preparam para desenvolver apresentações que tenham a temática “Arte do Fim do Mundo”. Os espetáculos selecionados foram: A minha casa é do HIP HOP, do Coletivo Nós por Nós; O Céu que Cai Sobre a Terra, do O Bardo; De Passagem ou Que Ano Louco 2020, do Pandêmica Coletivo Temporário de Criação.

Na categoria “solo” foram aprovados: Com quantos "ismos" uma mulher escreve Brasil, da Cia Poleiro dos Anjos; O nome das coisas, do Coletivo sem Nome; Versos de Quarentena ou o Sarau do Fim do Mundo, de Duo Passarim; e Fim da Infância, da Em Cena Ser.

Gravações

Quatro espetáculos compõe a categoria “Gravações”, são eles: Um Golinho Só, da Cia Cornucópia de Teatro; E a Casa Caiu!, de Daiane Baumgartner; Os Outros reservas, da Cia Aliteatro e Força Fluida, da Companhia de Danças de Diadema

Lives

A categoria “Lives” também foi separada em “grupos” e “solos”. Seis grupos apresentarão os espetáculos: Viola Caipira e Berimbau da Capoeira - Cantigas de Viola e de Capoeira, do Carlos Henrique Violeiro; CantaVento 20 anos!, do grupo CantaVento; Daimonia, do Barracão Teatro; IllusiOnLine - Mágica Virtual, da Cia. TecnoMágicas; e Percutería Flamenca, dos artistas Flávia Piquera e Kauê de Oliveira.

Na categoria “Solo”, estão as perfomances: Vaca, do Al Borde; Manifesto Preto, do Du Kiddy Artivista; e Denegrindo Saberes, da artista Mana Bella. 

Atividades Formativas

Um dos pilares do FestFIM é a categoria “Atividades Formativas” que neste ano conta com 15 projetos gratuitos e abertos ao público. São eles: “A Palavra na boca do Ator”, com Juliana Calligaris; “Como iniciar a produção de projetos culturais?” Com Cassiane Tomilhero; “Poéticas para adiar o fim do mundo” com Jesser de Souza;  “Fotografia com Arte para celular” com Jonas Golfeto, da Aleph Cinema; “Projeto Valor – Outras Operações”, com Laura Salerno e Clarissa Sacchelli; “Processo de Criação de Performances em vídeo”, com Amanda Stahl; Oficina: “Drag Acrobática Circense” – com Daniela Peixoto de Barros, Cia. Circo Soul; “Tirinhas no Clip STUDIO Paint”, com Wesley Sebastião Estáci, da Capivara LABS; “Oficina de Malabarismo com Objetos Cotidianos”, com Painé Santamaria; “O teatro Negro em São Paulo – Dramaturgia e Memória”, com Jessica Nasciment; “Literatura Infantil: um diálogo entre os livros e as infâncias”, com Rodrigo Azevedo e Vanessa Sanches, da Sutileza Poética; Projeto: “Harmonia Abstrata”, por Edson Raposeiro; “Grafias da expressão física: Uma abordagem virtual”, com Vinicius Francês; Projeto:”Filosofia, Política e Arte”, com Shybaka Melo, do Grupo Jabá com Jaca; e as oficinas “Criação de Roteiros para o Fim do Mundo”, com Fernando Huega;

Almoço do fim do mundo

Com o intuito de fortalecer a troca de informação e diálogo, a Cia. Apocalíptica realiza dentro da programação do FestFIM o “Almoço do Fim do Mundo”. A cada dia, sempre às 12h30, o público poderá participar e interagir de um bate-papo, em uma “mesa virtual," composta sempre por dois convidados de renome nacional no mundo das artes e afins. Neste evento diário, serão discutidas diversas temáticas e o público poderá interagir com perguntas enviadas pelas redes sociais Youtube e Facebook da Cia. Apocaliptica, onde serão transmitidos os bate-papos.

Peças Apocalípticas

E é claro que a própria Cia. Apocalíptica não pode ficar de fora da programação do FestFIM, e com isso, eles apresentarão peças já gravadas que fazem parte do repertório da companhia, que se faz presente no cronograma cultural de São José do Rio Preto e região desde que iniciou suas atividades em 2013.

O público conferirão as peças: “Cuidado com a Cuca”, “O Homem do Principio ao Fim”, “Ab Urbe Condita” e “A Mochila Amarela”.

Esquenta 

A Cia. Apocalíptica vem se preparando há uma semana para começar com a programação do FestFIM com lives diárias às 18h sobre as estreias que acontecerão na programação. Nesta quinta-feira, dia 25, a live é com o artista Duo Passarim sobre o “Versos de Quarentena ou Sarau do Fim do Mundo”. 

Dia 26, o bate papo é com o grupo O Bardo, que apresentarão “O Céu que Cai sobre a Terra”. Sábado é dia do grupo Em Cena Ser falar sobre o processo criativo da peça “O Fim da Infância” e no domingo, dia 28, a conversa acontece com a Cia. Poleira dos Anjos que criaram “Com quantos ‘ismos’ uma mulher constrói o Brasil?”.

Ainda entre sexta e domingo, acontece no YouTube da Apocalíptica o Fórum de produção políticas culturais, com a seguinte programação:

26/03 15h - Rodrigo Soiero - Crypto Moedas e as Novas Ferramentas de Financiamento Cultural

26/03 19h - Tião Soares - Políticas para as culturas populares e tradicionais, para quê?!

27/03 11h - Américo Cordula - Politicas Publicas e Gestão Cultural

27/03 15h - Rita Teles e Jenyffer Nascimento - Revisão de Práticas e Implementação de Políticas Públicas Anti-Racista

28/03 11h - Ana Luiza Pradella e Cintia Maria de Almeida - A Lei Aldir Blanc e a Defesa da Manutenção da Cultura em Tempos de Pandemia

Mais informações sobre a 2ª FestFIM estão disponíveis no link www.ciaapocaliptica.com/festfim2 . Em breve mais informações sobre a 3° edição internacional do FestFIM – Festival de artes do fim do mundo. 

Confira a programação completa:

Dia 29 

Das 10h às 12h - A Palavra na Boca da Atriz e do Ator (Atividade Formativa), com Juliana Calligaris

Das 12h30 às 13h30 – Almoço do Fim do Mundo com Cia. Apocalíptica

Das 14h às 16h30 - Como Iniciar a Produção de Projetos Culturais (Atividade Formativa), com Cassiane Tomilhero

Das 16h30 às 18h30 - Criação de Roteiros para o Fim do Mundo (Atividades Formativas) com Fernando Huega 

Das 17h às 18h - Os Outros reservas (Gravações) Com Cia Aliteatro

Das 20h às 21h - SEELUFT (Internacional) Com Andressa Miyazato 

Das 21h às 22h - A minha casa é do HIP HOP (Estreia/ Grupo) com Coletivo Nós por Nós.

Dia 30 

Das 09h às 10h - Workshop Online de Fotografia como Arte para Celular (Atividades Formativas) com Jonas Golfeto

Das 10h às 12h - Processos de Criação de Performances em Vídeo (Atividades Formativas), com Amanda Stahl 

Das 12h30 às 13h30 – Almoço do Fim do Mundo com Cia. Apocalíptica

Das 13h30 às 16h30 - Oficina de Malabarismo com Objetos Cotidianos (Atividades Formativas) com Painé Santamaria 

Das 14h às 16h30 - Como Iniciar a Produção de Projetos Culturais (Atividade Formativa), com Cassiane Tomilhero

Das 16h30 às 18h30 - Criação de Roteiros para o Fim do Mundo (Atividades Formativas) com Fernando Huega

Das 17h às 18h - Bladimir (Internacional) Com Gabriela Céspedes

Às 17h – Um mundo de contos e segredos (Gravação) Cia Apocalíptica

Das 18h às 19h - Com quantos "ismos " uma mulher escreve Brasil? (Estreia/ Solo) com Cia Poleiro dos Anjos 

Das 19h às 20h - O Poste (Live/ Grupo) Com Daniel Salvi 

Das 20h às 21h - 5 Pesos (Internacional) Com Un colectivo con un manojo de artistas dan otra vuelta al teatro

Das 21h às 22h - O nome das coisas (Estreia/ Solo) com Coletivo sem Nome

22h – O Homem do Fim do Mundo (Gravação) - Cia. Apocalíptica.

Dia 31

Das 09h às 10h - Workshop Online de Fotografia como Arte para Celular (Atividades Formativas) com Jonas Golfeto 

Das 10h às 12h - A Palavra na Boca da Atriz e do Ator (Atividade Formativa), com Juliana Calligaris

Das 12h30 às 13h30 – Almoço do Fim do Mundo com Cia. Apocalíptica

Das 15h às 16h30 - Projeto Valor: Outras Operações (Atividades Formativas), com 

Clarissa Sacchelli e Laura Salerno 

Das 16h30 às 18h30 - Criação de Roteiros para o Fim do Mundo (Atividades Formativas) com Fernando Huega 

Às 17h – Cuidado com a Cuca (Gravação) Cia. Apocalíptica 

Das 19h às 20h - Manifesto Preto (Live/ Solo) Com Du Kiddy Artivista 

Das 20h às 21h - Casados e Cansados (Internacional) Com Enigma Teatro 

Das 21h às 22h - O Fim da Infância (Estreia/ Solo) Em Cena Ser.

Dia 1 

Das 09h às 10h - Workshop Online de Fotografia como Arte para Celular (Atividades Formativas) com Jonas Golfeto

Das 10h às 12h - A Palavra na Boca da Atriz e do Ator (Atividade Formativa), com Juliana Calligaris

Das 12h30 às 13h30 – Almoço do Fim do Mundo com Cia. Apocalíptica

Das 15h às 16h30 - Projeto Valor: Outras Operações (Atividades Formativas), com Clarissa Sacchelli e Laura Salerno 

Das 16h30 às 18h30 - Criação de Roteiros para o Fim do Mundo (Atividades Formativas) com Fernando Huega 

Das 17h às 18h - E a Casa Caiu! (Gravações) Com Daiane Baumgartner 

Das 17h30 às 19h - Filosofía, Política e Arte (Atividades Formativas), com Jabá com Jaca  

Das 20 às 21h - Akllasumaq: le elegida por su belleza (Internacional) Com Otra Vuelta Teatro

Das 21h às 22h - O Céu que Cai Sobre a Terra (Estreia/ Grupo) com O Bardo 

Às 22h – Ab Urbe Condita (Gravação) Cia. Apocalíptica.

Dia 2

Das 09h às 10h - Workshop Online de Fotografia como Arte para Celular (Atividades Formativas) com Jonas Golfeto 

Das 10h às 12h - Processos de Criação de Performances em Vídeo (Atividades Formativas), com Amanda Stahl 

Das 12h30 às 13h30 – Almoço do Fim do Mundo com Cia. Apocalíptica

Das 14h às 17h - Oficina Drag Acrobática Circense (Atividades Formativas) com Dani Barros da Cia. Circo Soul 

Das 14h às 17h - Literatura Infantil: Um Diálogo Entre os Livros e as Infâncias (Atividades Formativas) com Sutilezas Poéticas 

Das 17h às 18h - CantaVento 20 anos! (Live/ Grupo) Com CantaVento 

Das 19h às 20h - Daimonia (Live/ Grupo) Com Barracão Teatro 

Das 20h às 21h - San Román (Internacional) Com Escuela de Arte y Talentos 

Das 21h às 22h - De Passagem ou Que Ano Louco 2020 (Estreia/ Grupo) com Pandêmica Coletivo Temporário de Criação.

Dia 3 

Das 09h às 10h - Workshop Online de Fotografia como Arte para Celular (Atividades Formativas) com Jonas Golfeto 

Das 10h às 12h - Grafias da Expressão Física: Uma Abordagem Virtual (Atividades Formativas), com Vinicius Francês 

Das 12h30 às 13h30 – Almoço do Fim do Mundo com Cia. Apocalíptica

Das 13h30 às 14h - Denegrindo Saberes (Live/ Solo) Com Mana Bella 

Das 15h às 17h - Oficina de Tirinhas no Clip STUDIO Paint (Atividades Formativas) com Wesley Estácio do Capivara LABS 

Às 17h – A Mochila Amarela (Gravação) Cia. Apocalíptica

Das 19h às 20h - Percutería Flamenca (Live/ Grupo) Com Flávia Piquera e Kauê de Oliveira 

Das 20h às 21h - Mar me Quer (Internacional) Com FITI - Teatro de Inverno

Das 21h às 22h - Versos de Quarentena ou o Sarau do Fim do Mundo (Estreia/ Solo) com Duo Passarim 

Das 22h às 23h - Vaca (Live/ Solo) Com Al Borde.

Dia 4

Das 09h às 10h - Workshop Online de Fotografia como Arte para Celular (Atividades Formativas) com Jonas Golfeto

Das 10h às 12h - O Teatro Negro em São Paulo - Dramaturgía e Memória (Atividades Formativas) com Jéssica Nascimento 

Das 12h30 às 13h30 – Almoço do Fim do Mundo com Cia. Apocalíptica

Das 13h30 às 14h - Viola Caipira e Berimbau da Capoeira - Cantigas de Viola e de Capoeira (Live/ Grupo) Com Caipirapoeira 

Das 15h às 16h30 - Harmonia Abstrata (Atividades Formativas), com Edson Raposeiro 

Das 17h às 18h - Um Golinho Só (Gravações) Com Cia Cornucópia de Teatro 

Das 19h às 20h - Força Fluida (Gravações) Com Companhia de Danças de Diadema 

Das 21h às 22h - IllusiOnLine - Mágica Virtual (Live/ Grupo) Com Cia. TecnoMágicas.

Sobre o Festival

O FestFIM  é um festival internacional de artes integradas, não-competitivas, totalmente online e direcionado exclusivamente para a apresentações de trabalhos de artistas paulistas. Tem a realização da Cia. Apocalíptica e teve sua primeira edição, realizada em 2020, recebendo cerca de 90 inscrições.

Neste ano o FestFIM recebeu 676 inscrições de 83 cidades diferentes, se consolidando como o maior festival online de artes integradas do estado de São Paulo. O festival foi um dos ganhadores da Lei Aldir Blanc Estadual e acontece a partir do dia 29 março com 31 projetos, 130 horas de atividades, promovendo uma verdadeira maratona cultural online. 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM AGENDA
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.