A mostra e os livros, contam com obras que foram sucesso nos principais museus russos, chineses e poloneses, além de pinturas inéditas, esculturas, fotos e pensamentos do artista.
A Fundação Memorial da América Latina, em São Paulo, exibe de 7 de junho a 2 de julho de 2022, de forma gratuita, a exposição: “50 anos de arte”, do artista plástico Adelio Sarro. A mostra acontecerá na Galeria Marta Traba, localizada dentro do Memorial, ao lado do terminal rodoviário da Barra Funda.
No dia 23 de junho, a partir das 19:00 horas, com a presença do artista, serão lançados dois livros produzidos pela Editora SESI, sendo o primeiro sobre pinturas e o segundo esculturas.
O artista construiu sua trajetória no mundo, somando mais de 300 exposições em 4 continentes, porém nunca perdeu de vista suas raízes e o desejo de manter suas obras acessíveis ao grande público brasileiro.
Em sua longa carreira estão inclusas exposições realizadas nas principais instituições internacionais, como o Fórum Econômico Mundial em Davos-Suíça, onde esteve duas vezes; o Palácio das Nações, pertencente à ONU Genebra-Suíça, assim como a exposição: ”Força e Magia das Cores”, que aconteceu nos principais museus da Rússia e posteriormente na China e Polônia.
Além da pintura, Sarro assina cerca 300 obras monumentais em concreto, espalhadas em praças públicas no Brasil e na Europa, somando cerca de 1200 obras escultóricas. Em 2018 fundou o Instituto Memorial de Arte Adélio Sarro em Vinhedo/SP com recursos próprios. O Instituto artístico e cultural sem fins lucrativos, abriga as principais obras do acervo pessoal do artista, além de acolher diversos tipos de manifestações culturais e exposições.
A história de Sarro está ligada a muito trabalho, persistência e determinação. O artista, totalmente autodidata, nasceu em Andradina no interior do estado de São Paulo e trabalhou nos campos de café durante grande parte de sua infância.
Sua mãe relatava que, desde os 4 anos de idade, Sarro desenhava em todos os papéis que encontrava. Em 1972 após ter trabalhado em diversos setores, entrou para a sessão de propaganda e serigrafia.
Por conta do casamento de um de seus amigos do trabalho, conheceu a cidade de Brodowski-SP e consequentemente o Museu Casa de Portinari. Ali teve a certeza de sua vocação artística, e mudou completamente de vida, decidindo-se pela dedicação integral ao mundo da pintura, imerso nas obras de Candido Portinari como sua principal inspiração.
Desde então, nestes 50 anos de caminhada no mundo artístico, aprimorou suas técnicas e desenvolveu seu estilo com muita perfeição e riqueza de detalhes. Durante algumas fases ilustrou temas autobiográficos, cujas tramas envolviam o trabalhador do campo, família, casais apaixonados, animais, música e infância.
Recentemente tem abordado assuntos atuais, convidando o apreciador a refletir sobre temas como política, tecnologia, espiritualidade, ideologias, pandemia, guerra e utopia. A mostra de 50 anos, conta com cerca de 40 obras inéditas ou nunca exibidas no país. Contempla parte da coleção “Força e Magia das Cores”, e principalmente, a coleção intitulada: “Nova Era”, que é composta por vinte e duas obras de grandes dimensões e um painel triptico, sendo ele a principal obra da série. Neste painel (Trevas e Luz, OST 2021) que soma dois metros e setenta de altura e seis metros de comprimento, o artista faz uma leitura da sociedade Brasileira e mundial.
Os livros que serão lançados com a mostra, se referem aos 50 anos de carreira e foram produzidos e impressos pela Editora SESI. O primeiro livro é direcionado para o mundo das pinturas e exposições, já o segundo é ligado às esculturas e monumentos, mostrando muito do trabalho do artista, desde os desenhos, cálculos, processos preparatórios, até detalhes da instalação.
Nos dois livros estão compilados diversos textos feitos por críticos de arte do mundo todo, que foram escritos ao longo dos 50 anos de carreira e agora darão uma visão panorâmica sobre a trajetória artística de Sarro.
PARCERIA COM O MEMORIAL DA AMERICA LATINA
Adelio Sarro é parceiro de longa data do Memorial da América Latina. Com curadoria desta Fundação, o artista mantém a exposição “O ser humano Sideral, por Adelio Sarro” na ciclovia do rio Pinheiros.
Inaugurada em julho de 2021, a mostra marcou o início de uma ação do Memorial que visa apresentar artistas de seu acervo ou de parceiros em outros espaços públicos da cidade.
Anteriormente, as 12 esculturas monumentais, feitas em fibra, foram expostas na galeria aberta do Memorial, em frente ao prédio administrativo.
SERVIÇO
ADELIO SARRO: 50 anos de Arte
Curadoria: Instituto Memorial de Arte Adelio Sarro
Participação: Apoio cultural Memorial da América Latina
Período da Mostra: 7 de junho a 2 de julho de 2022
Visitação: terça-feira a domingo, das 10:00 às 17:00 horas
Lançamento do livro com a presença do artista Adelio Sarro: 23 de junho de 2022, das 19:00 às 21:30 horas
Local: Memorial da América Latina – Galeria Marta Traba Acesso pelos portões 2 e 5
Av. Mário de Andrade, 664
Barra Funda, 01156-001
Próximo ao Terminal Barra Funda
São Paulo, SP - Brasil
Ingressos Gratuitos sem necessidade de agendamento prévio
Contato: Telefone:(19) 99690-6227 / (19) 98356-1273 .
E-mail:
vitorpradomaas@gmail.com
/
adeliosarro@hotmail.com
.
Instagram: @adeliosarro / @memorialdearteadeliosarro .
Link com fotos e mais informações:
https://drive.google.com/drive/folders/1jeSZjSWG3CO_D11jLZID8Jr4KgJh7H51
.