Geral

Curso de cientista de dados: garanta sua estabilidade no mercado de trabalho

Para muitos brasileiros, um emprego importante, reconhecido e estável é o grande sonho.

H+ Andradina
27/12/23 às 13h56

Para muitos brasileiros, um emprego importante, reconhecido e estável é o grande sonho. E há uma profissão muito relevante e ativa no mundo digital, que é a ciência de dados. Porém, como bem sabemos, o mercado é aquecido e muito competitivo, levando vantagem quem possui um portfólio atraente e boa formação. Por isso, um curso de cientista de dados pode te garantir um caminho próspero no futuro..

A profissão de cientista de dados é algo tão poderosa atualmente, que nem mesmo a Inteligência Artificial (IA), tida como vilã de muitos empregos, está sendo capaz de destronar esses “artistas digitais”. Inclusive, pesquisas mostram que este trabalho será relevante para, pelo menos, os próximos 30 anos. E é sobre isso que vamos discutir hoje neste artigo.

Invista em um bom curso de cientista de dados!

É inegável que o mundo está cada vez mais digital. Justamente por isso, que o cientista de dados tem cadeira cativa neste mercado. Entretanto, não é tão simples assim ingressar nesta área. Afinal, as empresas estão exigindo muito destes profissionais, pois entendem sua importância não apenas para compilar dados, mas, principalmente, para guiar suas estratégias de negócios.

A presença de profissionais da ciência de dados, que já era alta, continua com sua tendência de crescimento. E isso não só no Brasil, mas em todo o mundo. Inclusive, pesquisas apontam que os cientistas de dados vão se manter relevantes pelos próximos 20 a 30 anos, aumentando muito a procura por bootcamps deste tipo.

O vasto mundo da ciência de dados

Quem pensa que a estratégia das empresas está em oferecer um produto bacana e funcional está muito enganado. Hoje, é fundamental saber, quase em tempo real, como os usuários estão compreendendo e utilizando estas plataformas. Por isso, o trabalho do cientista de dados é fundamental para essas instituições.
A partir de toda a digitalização presente no nosso mundo e o uso de novas tecnologias como Internet das Coisas (IoT), as empresas estão gerando um enorme volume de dados comportamentais. Em um primeiro momento, eles até parecem um bando de números aleatórios. Mas nas mãos certas, ele é uma ferramenta incrível de controle e desenvolvimento de produtos e serviços, com foco na estratégia das empresas.
E é aqui que a brincadeira ganha peso. Afinal, leigos não vão conseguir compilar e interpretar todas essas informações em tempo hábil e de forma assertiva, tornando fundamental que alguém faça um trabalho minucioso em cima desses dados.
O interessante disso tudo é que este trabalho não está restrito a empresas de tecnologia. O cientista de dados tem vaga garantida em qualquer empresa do setor da economia – de automóveis à saúde. Afinal, qualquer uma delas está presente no mundo digital de um jeito ou de outro.
Por isso, as empresas estão correndo atrás do relógio e de cientista de dados para que este trabalho possa ser colocado em prática ou até mesmo aperfeiçoado, garantindo que as decisões estratégicas das instituições estejam de fato indo na direção correta.

O cientista de dados vai perder para a Inteligência Artificial?

Com a chegada do ChatGPT, Google Bard e outras ferramentas de Inteligência Artificial, a questão em torno de como a tecnologia vai impactar no trabalho das empresas. Isso se expande rapidamente quando falamos no setor tecnológico, pois muitas das tarefas podem, sim, ser automatizadas.

No caso dos cientistas de dados, porém, a situação é bem pouco preocupante, na verdade. Aqui, a Inteligência Artificial não é, nem de perto, uma inimiga, mas, sim, uma enorme aliada para o dia a dia desses profissionais.

A partir da automatização de tarefas repetitivas e menos complexas, o profissional da ciência de dados pode se dedicar a atividades muito mais imersivas e relevantes, como foco nas linguagens de programação e interpretação aprofundada das informações que estejam alinhadas com as estratégias da empresa.

Por isso, a IA não vai tirar o trabalho de ninguém. Desde que o cientista de dados seja capaz de aprender a utilizar e incorporar esta tecnologia em seu dia a dia, o que o tornará mais eficiente e veloz em seu trabalho.

Como funciona a ciência de dados?

O cientista de dados é fundamental em qualquer empresa que possua um mínimo de contato com o mundo digital. Mas mais didaticamente falando, o que faz este profissional?

Em resumo, a ciência de dados combina estatística, análise de dados e tecnologia da informação para promover uma análise aprofundada de dados de comportamento dos usuários que vão guiar as estratégias das empresas em que estão atuando. Com isto, é imprescindível não só um conhecimento, mas também um certo gosto por matemática e um forte senso crítico na hora de compilar as informações.

Sejam essas companhias do setor financeiro ou de marketing, o cientista de dados tem um papel fundamental e ativo na estratégia de negócios e desenvolvimento de novos produtos. Em resumo, é o profissional quem vai guiar as ações da empresa. Para isso, o cientista de dados deve saber sobre estatística, linguagens de programação, machine learning e big data. Boa análise e forte comunicação também são pedidas pelas empresas.. Afinal, todos esses achados precisam ser esclarecidos e passados para os colegas de forma clara.

Conheça o curso de cientista de dados da TripleTen!

Se você pretende participar deste mercado e ampliar suas habilidades, o mais recomendado é que você faça um bom curso, como o bootcamp da TripleTen.

Teoria: Do machine learning ao big data, o curso da TripleTen promove o maior e mais focado conhecimento teórico aos seus alunos para que eles se aprofundem no que de fato o mercado de trabalho pede.

Portfólio: Como as empresas também optam por profissionais com experiência ou portfólio robusto, o curso coloca o estudante diretamente em contato com projetos do mundo real para que possam evoluir suas habilidades e experimentar na prática o trabalho.

Grupos: Alunos e tutores estão 100% engajados, seja por fóruns de discussão ou conversas privadas para que todos possam tirar dúvidas, trocar experiências e ampliar o network com outros cientistas de dados.

Dê o primeiro passo nesta jornada com o cupom FUTUROBR30 e garanta 30% de desconto na compra do curso de cientista de dados da https://tripleten.com.br/ (TripleTen). Vai esperar o que!?

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2024 - Grupo Agitta de Comunicação.