Após o ex-prefeito Arnaldo Enomoto prometer mais de 200 moradias populares através do Programa Casa Paulista, a Prefeitura de Pereira Barreto deve conseguir entregar apenas 21 casas até julho deste ano, quando acaba o convênio concedido pelo Governo Estadual.
De acordo com informações do Secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Segurança Oswaldo Esperança, a primeira triagem do projeto contabilizava 256 casas de madeiras que seriam substituídas por alvenaria.
Contudo, segundo ele, a gestão antiga não se atentou aos requisitos sociais cobrados pelo Governo do Estado para que os proprietários das residências pudessem ser beneficiados pelo programa, ou seja, a equipe de Arnaldo Enomoto precisou realizar outro processo de triagem, que levou a conclusão de 96 famílias com direito a participar do Projeto.
Além do erro da equipe de Arnaldo Enomoto na primeira triagem, o que atrasou o processo, o antigo mandatário de Pereira Barreto teve problemas com a empresa que venceu a licitação.
Mesmo com o repasse do Governo para Prefeitura, as obras não foram iniciadas e a Administração Pública precisou rescindir o contrato. Não foi informado para nossa equipe de reportagem de que forma a rescisão acabou sendo realizada e se houve pagamento de multa.
Mesmo com mais de 90 casas para substituir, o prefeito Arnaldo Enomoto não chegou nem perto de realizar o que foi prometido e terminou seu mandato com apenas 03 residências entregues pelo programa, todas após o período eleitoral.
Ou seja, de 256 casas prometidas, Enomoto deixou 253 famílias de fora, sendo que, destas, mais de 140 estavam excluídas em definitivo do Programa.
Ao chegar na Prefeitura, Joãozinho ficou sabendo da situação e pediu para que o Secretário Oswaldo Esperança entregasse as casas o mais rápido possível. O ex-prefeito informou ao professor João que a cada mês a Administração poderia entregar 03 residências.
Numa soma entre janeiro e junho, a gestão Joãozinho deve conseguir entregar 18 casas. Como o convênio se encerra em julho deste ano, Esperança tem a expectativa de conseguir acelerar o processo para entregar mais 03 casas, ou seja, a Prefeitura entregaria apenas 21 casas. Todavia, o pacto é de garantir 18 residências substituídas.
Questionado se 75 famílias seriam prejudicadas, Osvaldo Esperança disse que a Prefeitura pediu para que o convênio seja prorrogado. Caso isso não aconteça, o prefeito Joãozinho vai tentar um novo convênio para que mais casas sejam entregues em Pereira Barreto, contudo, tudo depende da resposta do Governo do Estado.
O jurídico da Prefeitura Municipal vem analisando o caso. A expectativa é que a gestão atual informe os motivos que causaram as poucas substituições das casas de madeira para alvenaria.
Indagada se a atual administração pretende acionar Arnaldo Enomoto na Justiça pelos equívocos cometidos neste convênio que pode levar 235 famílias a não terem seus sonhos realizados de ter uma casa de alvenaria, não houve resposta.