Geral

Restrição de celulares nos Ensinos Fundamental e Médio

Especialista em Educação orienta gestores e docentes de alunos jovens e adolescentes sobre a implementação da lei que restringe o uso de celulares em sala de aula, visando evitar conflitos na escola.

Centro Universitário São Camilo
22/01/25 às 08h56
Web

Com a sanção da Lei Federal nº 15.100/2025, o uso de celular em escolas públicas e privadas de todo o País está proibido para alunos da Educação Básica.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo, Luciane Pedro, docentes e gestores que atuam com adolescentes e jovens dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a implementação dessa lei representa um desafio maior, porque a restrição do uso dos aparelhos na sala de aula pode gerar resistência e, se a medida for malconduzida, podem ocorrer atritos que comprometem o ambiente de aprendizado.

“Os gestores escolares enfrentam o desafio de criar um consenso entre a equipe pedagógica, os pais e os alunos. Já os docentes precisam equilibrar a aplicação das normas com cuidado, para não gerar conflitos ou comprometer a relação com os estudantes.

Outro ponto crítico é lidar com situações de exceção, como emergências ou necessidades de acessibilidade, que exigem sensibilidade e bom senso”, afirmou Luciane Pedro. Ela completou que os educadores devem ser capacitados de forma contínua para que saibam lidar com os desafios dessa transição, utilizando estratégias que evitem o enfrentamento e promovam o diálogo.

Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo, o uso de ferramentas digitais já é bastante empregado por jovens e adolescentes e pode também representar uma oportunidade de aproveitamento pedagógico, maximizando o uso dos celulares em atividades planejadas, de modo que os estudantes compreendam o valor educacional dessas ferramentas.

Para reduzir a resistência e aumentar a adesão dos alunos mais velhos, ela aconselha aos gestores e professores que os ouçam e permitam que eles participem da criação de regras ou iniciativas relacionadas ao uso consciente de celulares . “Abordar o tema em rodas de conversa pode ajudar os estudantes e sensibilizá-los sobre os benefícios da nova norma e comunicar o objetivo da legislação, reforçando a criação de um ambiente mais saudável e produtivo”, sugeriu.

Para ela, a nova legislação não deve ser vista apenas como restrição, mas como um convite para repensar o papel da tecnologia no ambiente escolar. “A transição para uma cultura de uso responsável dos dispositivos móveis pode não apenas melhorar o desempenho acadêmico, mas também fortalecer a saúde mental e as relações interpessoais dos estudantes”. finalizou.

A Lei Federal nº 15.100/2025 entra em vigor após a sua publicação no Diário Oficial da União e, depois disso, ainda terá 30 dias para ser regulamentada.

Ela vale para todas as etapas da educação básica.

Confira o calendário de implementação:

Janeiro: conclusão do processo jurídico-legal.

Fevereiro:  será dedicado ao engajamento entre as redes de ensino, com o MEC disponibilizando uma cartilha e realizando webinários e seminários para compartilhar boas práticas.

Março:  previsão de movimento maior de engajamento com as comunidades escolares, famílias e alunos para promover uma adaptação adequada.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.