A Polícia Militar foi acionada pelo Copom para averiguar uma denúncia de maus-tratos (por omissão) contra animais.
No local, visualizaram uma cadela, que acabara de ter 04 (quatro) filhotes, no lado externo da casa, em meio a muitos objetos, entulhos, em condições sanitárias precárias e inadequadas, fatores constatados também pela médica veterinária da Prefeitura, a qual compareceu após acionamento da Secretaria do Meio Ambiente. Ela constatou também negligência de cuidados veterinários, espaço e comida insuficientes para a criação de animais.
A ocorrência foi apresentada ao Delegado Titular do 1° DP, o qual registrou boletim de ocorrência com base na Lei de Crimes Ambientais, para abertura de inquérito policial, enquanto aguarda o laudo veterinário. A equipe da Atividade Delegada compareceu e lavrou uma autuação com base no Código de Posturas (legislação municipal).
O morador/tutor, que possui idade avançada, foi ouvido e liberado; e a Polícia Militar acionou a Assistência Social para atendê-lo assim que possível. Por enquanto, por falta de condições de resgate, o animal continua sob a tutela do morador.
