Cotidiano

Araçatuba passa a ter rodízio na distribuição de água em 77 bairros e condomínios

Medida é válida para a região abastecida pelo ribeirão Baguaçu e será mantida até recuperar o nível ideal de captação

Da Redação - Hojemais Araçatuba
09/10/24 às 09h21
Ribeirão Baguaçu abastece 50% de Araçatuba (Foto: Divulgação)

A partir desta quarta-feira (9), os 77 bairros e condomínios de Araçatuba (SP) abastecidos pelo ribeirão Baguaçu passarão a ter rodízio na distribuição de água, que será feita em horários pré-determinados. O controle de vazão do volume distribuído é uma opção para que não haja um corte total no abastecimento e serve de alerta à população, para que continue usando a água com consciência.

Segundo a GS Inima Samar, o rodízio será adotado de maneira emergencial e temporária e deve ser mantido enquanto o ribeirão Baguaçu estiver com um nível crítico para captação de água. Assim, ele poderá ser suspenso se houver chuvas expressivas. A medida tem como objetivo evitar o risco de desabastecimento por períodos muito longos, até que haja a recuperação completa do manancial, que sofre com a estiagem prolongada de mais de quatro meses.

A captação será mantida 24h por dia para encher os reservatórios, mas nos horários em que o abastecimento for reduzido, as residências poderão sentir a redução de fluxo. Quando o abastecimento é retomado, é necessário haver a recuperação das redes, com isso, levará algum tempo até a água chegar aos imóveis, tempo que pode variar de acordo com o tamanho e o consumo de cada região.

O Baguaçu é responsável por abastecer 50% de Araçatuba, área que corresponde a 77 bairros e condomínios. A concessionária explica que o rodízio permitirá que o bombeamento de água ocorra com pressão menor, mesmo nos horários mais críticos do dia, mantendo o abastecimento suficiente para a população.

Nesses locais, o rodízio ocorrerá da seguinte forma:

Imagem: Reprodução

Consumo

O nível do ribeirão Baguaçu em condições normais de operação é de 70 centímetros. De acordo com a concessionária, na segunda quinzena de agosto o monitoramento diário apontava que o nível estava estabilizado em 50 centímetros. A partir de setembro, ele caiu para 35 centímetros, entrando em estado de alerta para a captação. Atualmente, em alguns momentos, o nível do ribeirão chega a 13 centímetros.

Enquanto o nível do ribeirão baixa em função da longa estiagem, ano a ano o consumo em Araçatuba tem aumentado. Segundo a empresa, em outubro do ano passado, cada morador de Araçatuba gastou, em média, 248 litros de água por dia. Esse volume é 125% superior ao indicado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para um consumo consciente. Em setembro deste ano, foi registrado consumo de 237 litros por dia em Araçatuba, de acordo com o levantamento.

Ações 

Para evitar o risco de desabastecimento completo da região abastecida pelo ribeirão Baguaçu, a GS Inima Samar também ampliou o uso da água do rio Tietê e da vazão de poços profundos, com monitoramento em tempo real da vazão de captação e oscilação do manancial. Além disso, estão sendo utilizados caminhões-pipa e há uma campanha de uso consciente da água nas redes sociais e na imprensa e estão sendo feitos investimentos na eficiência do aproveitamento dos recursos hídricos.

Até que haja uma recuperação completa do Ribeirão Baguaçu, a GS Inima Samar solicita à população que continue usando a água com consciência. “Não é o momento de lavar calçada e carro com mangueira, a torneira precisa ficar fechada ao escovar os dentes e os banhos devem ser mais curtos. Ao lavar a roupa, tente reutilizar a água da máquina para outros fins possíveis, e converse com seus vizinhos sobre o uso consciente da água” , informa nota da concessionária.


 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.