Cultura

A importância da teoria musical na vida dos músicos

Músico Mário Carteado afirma que o conhecimento dá mais liberdade e segurança na hora de criar e improvisar

Da redação - Hojemais Araçatuba
21/08/21 às 15h06
(Foto: Reprodução de vídeo)

É sabido, desde o início dos primeiros agrupamentos humanos, que as músicas despertam sensações e resgatam memórias. Por isso, desde a pré-história, o Homem produz sons de inúmeras maneiras com objetivo de se expressar. Com o passar dos séculos, a humanidade conseguiu organizar sons, ritmos, silêncios, melodia e harmonia criando, assim, a música.

E esses estudos, pesquisas e experimentações realizados há gerações, é a base conceitual da teoria musical, um fundamento importante na vida de qualquer músico. 

“Independentemente da carreira musical que você escolher, é preciso estudar muito e conhecer, minimamente, a teoria musical. E não importa se o objetivo é uma orquestra sinfônica ou um show num barzinho”, afirma Mário Carteado, que é músico há mais de 26 anos e apresentou uma aula de introdução aos intervalos musicais dentro do projeto cultural Limoeiro 2k21.

Ao dar uma aula introdutória abordando os intervalos musicais, o professor de aulas particulares de música, trouxe noções de melodia, harmonia, contraponto e ritmo. “Em especial, trouxe informações sobre os tipos de intervalos musicais, sejam eles melódicos, harmônicos ou simples”, explica. Caso queira mais detalhes do material de apoio da aula acesse: https://bityli.com/PIaAy

Para Carteado, a pessoa que deseja trabalhar com essa manifestação cultural deve conhecer os fundamentos musicais. “Vai ajudar muito. Dará mais liberdade e segurança na hora de criar e improvisar. As composições ganham exponencialmente quando há esse conhecimento”, conclui.

Barzinhos

Nascido em Salvador (BA), Antônio Mário Carteado de Oliveira, 50 anos, está na “Terra do Boi” há quase duas décadas e toca, principalmente, nas noites araçatubenses. Revezando-se entre apresentações e aulas particulares, Mário Carteado, como é conhecido, tem acompanhado as mudanças nos bares da cidade. “Antigamente, eram poucos bares com música ao vivo. Hoje, há bastante. E isso tem movimentado a cena musical”, relata.

Embora haja mais oportunidades, a concorrência entre os profissionais também aumentou. Por isso, segundo Carteado, música demanda planejamento, estudos, investimentos, marketing entre outras negociações. “Há todo um trabalho antes de sentar e tocar e que muita gente não mensura. É importante que todos saibam que há uma grande preparação para se apresentar”, explica o músico.

Limoeiro 2K21

O vídeo com Mário Carteado está disponível na programação do Limoeiro 2k21 ‘Ambiente Cultural On-Line’, uma plataforma que, na prática, funciona como um festival permanente de artes integradas com acesso livre e gratuito. Concebido pela Aruê! Arte, Cultura e Holismo, produtora em Araçatuba dirigida por Rafael Batista, o Limoeiro é realizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC Expresso LAB), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Governo Federal - Lei Aldir Blanc.















 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.