Cultura

Araçatuba e Birigui não receberão Virada Cultural

Araçatuba não chegou a se inscrever no chamamento aberto no programa Juntos pela Cultura 

Manu Zambon  - Hojemais Araçatuba 
29/10/19 às 14h34
Última Virada realizada em Araçatuba foi em 2016 (Foto: Devair Muchiutti)

Pelo terceiro ano consecutivo, Araçatuba (SP) não receberá a Virada Cultural Paulista, que agora é Virada SP. O município não se inscreveu na chamada pública do programa Juntos Pela Cultural, lançado recentemente pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte).

O município recebeu o evento, pela última vez, em 2016. Araçatuba chegou a sediar a virada por 10 edições consecutivas, desde 2007. De acordo com o secretário de Cultura, Sérgio Tumelero, este não seria o momento mais adequado para se inscrever no edital, pois haveria a necessidade de coinvestimento e de contrapartidas por parte da Prefeitura.

Ele também cita a concorrência, já que a chamada pública disponibilizou apenas uma vaga para todos os municípios com mais de 150 mil habitantes.

“Entendemos que a Virada SP é sim um evento voltado para a difusão e que já se consolidou no Estado de São Paulo, no entanto, neste momento nossa prioridade é fortalecer o cenário local, fomentando e estimulando os artistas de nossa cidade, garantido investimento a esta produção”, detalha o secretário.

Sobre a não realização do evento pelo terceiro ano consecutivo, o secretário afirma que a gestão vê essa questão com tranquilidade.

Birigui

Diferentemente de Araçatuba, Birigui fez sua inscrição, no entanto não foi selecionada. A cidade havia recebido no ano passado, pela primeira vez, shows e espetáculos teatrais e literários, em dezembro, como parte da programação de aniversário.

“A programação que o Estado adotou, mudou. Acredito que esse modelo se deve ao fato de quererem fazer uma mensuração do impacto das atividades culturais de grande porte em uma cidade. É claro que seria melhor se eles fizessem modelos menores, como foi feito aqui no ano passado, com o palco Experimente”, explica o secretário municipal de Cultura e Turismo, Paulo Bernardes.

A Virada SP tem o intuito de levar eventos culturais durante 24 horas. Na região, o único município que irá receber as atrações é Ilha Solteira. As outras cidades do Estado que sediarão a virada são Mongaguá, Salto e São José dos Campos.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  22/05/26 às 12h24
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.