Cultura

Araçatuba fica na lista de suplentes para receber a Virada SP

Município, que recebeu o evento pela última vez, em 2016, de forma presencial, está em segundo lugar, atrás de Piracicaba

Manu Zambon - Hojemais Araçatuba
19/05/22 às 19h00
ltima Virada realizada presencialmente, em Araçatuba, foi em 2016 (Foto: Devair Muchiutti)

Araçatuba (SP) está na lista de suplentes para receber a edição deste ano da Virada SP. O resultado do edital foi divulgado pela OSC (Organização Social de Cultura), que trabalha em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. 

O município, que recebeu a Virada pela última vez, de forma presencial, em 2016, está em segundo lugar, atrás de Piracicaba. De acordo com a secretária municipal de Cultura, Tieza Marques, a pasta está na expectativa e confiante de que a cidade será chamada para compor a lista oficial.

"Estamos confiantes, pois a contrapartida de 1 x 1, ou seja, o valor investido pelo município deve ser igual ao investido pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, pode criar dificuldade para algum município na hora de fechar a participação, o que poderia nos favorecer. Os municípios contemplados têm até por volta do próximo dia 20 para manifestação. Depois disso, se algum acabar desistindo, e ainda houver tempo hábil, os suplentes poderão ser chamados. Estamos aguardando e torcendo".

Em 2020, a cidade recebeu a Virada SP On-line, que contou com nomes locais e nacionais, como Rolando Boldrin e Roberta Campos. 

Na região, a única cidade contemplada pelo edital da Virada SP 2022, por enquanto, é Ilha Solteira. O evento deve ocorrer nos dias 3 e 4 de dezembro, abrindo a programação especial de fim de ano da cidade. A programação ainda não foi divulgada.

Neste ano, após duas edições sendo realizada de forma virutal por conta da pandemia de covid-19, a Virada acontece em 22 cidades do interior e do litoral de São Paulo. Como ocorre tradicionalmente, o evento traz uma maratona de 24 horas ininterruptas com atrações culturais gratuitas, de diferentes linguagens e formatos. 

Virada SP 2022

Para a realização do evento, a secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa fez um investimento de R$ 15,7 milhões, considerado pela pasta um orçamento recorde em toda história das Viradas. A previsão é que, mais uma vez, o impacto econômico seja significativo com destaque para a geração de empregos diretos e indiretos nas regiões participantes. 

No litoral, foram selecionadas as cidades de Santos, Bertioga, Itanhaém e São Sebastião. Já no interior, Campinas, Presidente Prudente, São José dos Campos, Adamantina, Iguape, Ilha Solteira, Paraibuna, Santa Fé do Sul, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio do Pinhal, Ubarana, Botucatu, Mairiporã, Registro, Santa Bárbara d´Oeste, Votuporanga, Itapevi e Indaiatuba. Todos os municípios participantes recebem ainda o título de capitais culturais do Estado do ano.

Além de Piracicaba e Araçatuba, também estão na lista de suplentes as cidades de Bauru, Jundiaí, Caraguatatuba, Serrana, São João da Boa Vista, Caieiras, Barueri, Praia Grande e Guarulhos.

Araçatuba foi selecionada no edital Retomada SP

De acordo com a secretária de Cultura, Tieza Marques, Araçatuba se inscreveu em oito editais do Estado, de um total de nove, que integra o programa Juntos pela Cultura 2022. 

Neste semana, o município teve o parecer favorável para receber a edição de 2022 do Retomada SP; são 20 cidades selecionadas, que receberão ações voltadas à realização de festivais de artes cênicas, música, literatura, audiovisual, economia criativa e cultura popular e tradicional. Nesse projeto, Araçatuba inscreveu o Festara (Festival de Teatro de Araçatuba). 

Tieza ainda explica que o município aguarda o resultado dos editais Revelando SP e Tradição SP, e finaliza os projetos, para inscrição no Circuito SP, Arte Urbana SP, Mais Gestão SP e Capacita Revelando SP. 

 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.