Araçatuba (SP) está na lista de suplentes para receber a edição deste ano da Virada SP. O resultado do edital foi divulgado pela OSC (Organização Social de Cultura), que trabalha em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
O município, que recebeu a Virada pela última vez, de forma presencial, em 2016, está em segundo lugar, atrás de Piracicaba. De acordo com a secretária municipal de Cultura, Tieza Marques, a pasta está na expectativa e confiante de que a cidade será chamada para compor a lista oficial.
"Estamos confiantes, pois a contrapartida de 1 x 1, ou seja, o valor investido pelo município deve ser igual ao investido pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, pode criar dificuldade para algum município na hora de fechar a participação, o que poderia nos favorecer. Os municípios contemplados têm até por volta do próximo dia 20 para manifestação. Depois disso, se algum acabar desistindo, e ainda houver tempo hábil, os suplentes poderão ser chamados. Estamos aguardando e torcendo".
Em 2020, a cidade recebeu a Virada SP On-line, que contou com nomes locais e nacionais, como Rolando Boldrin e Roberta Campos.
Na região, a única cidade contemplada pelo edital da Virada SP 2022, por enquanto, é Ilha Solteira. O evento deve ocorrer nos dias 3 e 4 de dezembro, abrindo a programação especial de fim de ano da cidade. A programação ainda não foi divulgada.
Neste ano, após duas edições sendo realizada de forma virutal por conta da pandemia de covid-19, a Virada acontece em 22 cidades do interior e do litoral de São Paulo. Como ocorre tradicionalmente, o evento traz uma maratona de 24 horas ininterruptas com atrações culturais gratuitas, de diferentes linguagens e formatos.
Virada SP 2022
Para a realização do evento, a secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa fez um investimento de R$ 15,7 milhões, considerado pela pasta um orçamento recorde em toda história das Viradas. A previsão é que, mais uma vez, o impacto econômico seja significativo com destaque para a geração de empregos diretos e indiretos nas regiões participantes.
No litoral, foram selecionadas as cidades de Santos, Bertioga, Itanhaém e São Sebastião. Já no interior, Campinas, Presidente Prudente, São José dos Campos, Adamantina, Iguape, Ilha Solteira, Paraibuna, Santa Fé do Sul, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio do Pinhal, Ubarana, Botucatu, Mairiporã, Registro, Santa Bárbara d´Oeste, Votuporanga, Itapevi e Indaiatuba. Todos os municípios participantes recebem ainda o título de capitais culturais do Estado do ano.
Além de Piracicaba e Araçatuba, também estão na lista de suplentes as cidades de Bauru, Jundiaí, Caraguatatuba, Serrana, São João da Boa Vista, Caieiras, Barueri, Praia Grande e Guarulhos.