Cultura

Araçatubense toma posse na Academia de Letras do Brasil 

Edwaldo Costa passa a receber o título de "imortal" e ocupar a cadeira de número 53 da ALB-DF (Academia de Letras do Brasil do Distrito Federal)

Manu Zambon - Hojemais Araçatuba
30/11/20 às 11h04
Atualmente, Costa é o primeiro-tenente e atua no Centro de Comunicação Social da Marinha (Foto: Arquivo pessoal)

O araçatubense Edwaldo Costa, de 38 anos, tomou posse na última sexta-feira (27), na ALB-DF (Academia de Letras do Brasil do Distrito Federal). Com isso, Costa passa a receber o título de "imortal" e ocupar a cadeira de número 53, cujo patrono é Olavo Bilac.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de posse com os imortais foi feita virtualmente, com a presença do presidente executivo da ALB-DF, André Luis Pullig Viana.

Em nota, Viana justificou a posse do araçatubense, dizendo que Costa tem colaborado tanto com a comunidade científica como com a literária. Somente neste ano, o novo imortal lançou a obra Tecnologias e Estéticas da Comunicação no Brasil 2 e colaborou com o livro Jornalismo Esportivo no Brasil , após acompanhar a Seleção Brasileira de futebol, na Granja Comary.

Em breve, pretende lançar a biografia do Paulo Cezar Figueiredo de Mattos, executivo aposentado pela Petrobras e presidente interino da Caixa Econômica Federal, no governo Geisel.

Também é autor do livro O Globo e a Ditadura ,  além de artigos acadêmicos, como Comunicação Organizacional: uma ferramenta estratégica de compatibilização de interesses; A proteção e o monitoramento das Águas Jurisdicionais Brasileiras e outros. Nesses textos, recebeu a colaboração de outros pesquisadores de renome, como Nilson Lage, Luciano Maluly e Margareth Zanchetta.

Mandato

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta da pandemia, cerimônia foi on-line (Foto: Reprodução)

O mandato não tem prazo de validade, portanto, é vitalício. Ao Hojemais Araçatuba , Costa disse que pretende ser um bom acadêmico. “Quero ser um bom acadêmico, digno de confiança e exemplo para muitos jovens. Vou ajudar a ALB-DF a executar projetos e colaborar para o engrandecimento da instituição e cultura do País”.

Costa também afirma que pretende publicar novos livros e se aproximar mais dos leitores para divulgar a literatura, aprender, descobrir talentos e obras.

Carreira

Atualmente, Costa é primeiro-tenente e atua no Centro de Comunicação Social da Marinha. Tem pós-dourado pela USP (Universidade de São Paulo) e cursa seu segundo pós-doutorado, dessa vez na Daphne Cockwell na Ryerson University, do Canadá; sua pesquisa é sobre comunicação e saúde, mais especificamente sobre violência obstétrica.

Costa, que já trabalhou na imprensa nacional e internacional, lecionou comunicação social/jornalismo em universidades e centros universitários em Minas Gerais e São Paulo, além de coordenar o curso de especialização em inteligência estratégica, da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.