Cultura

Banda araçatubense lança single e clipe feito em experimento social; veja vídeo

“Primeiramente (Não Acabou)” é o single de estreia do primeiro EP da banda Tropicadelia, que deve ser lançado neste mês

Manu Zambon*  - Hojemais Araçatuba
06/11/20 às 20h23

A banda Tropicadelia, formada por músicos da região, lançou nesta sexta-feira (6), o single e clipe “Primeiramente (Não Acabou)”. A faixa é a estreia do grupo no primeiro EP da banda, cujo lançamento está previsto ainda para este mês de novembro.

O trio, fundado em 2016, em Araçatuba (SP), é formado pelo vocalista e guitarrista Fernando Kid, de Araçatuba, baterista Renan Augusto Dias, de Birigui, e baixista Eduardo Martinez, de Araçatuba, que também faz vocal e assina a letra da música.

O single é lançado pelo Selo Curva, com distribuição da Tratore, e fala sobre resiliência em tempos conturbados na área da política e para alguns grupos sociais. “Primeiramente (Não Acabou)” pode ser encarada como uma versão atualizada da música “Primeiramente”, o primeiro single da banda, lançado em 2018.

Na sequência, Renan, Eduardo e Fernando; grupo foi fundado há quatro anos (Foto: Flávia Baxhix/Divulgação)

“Dois anos atrás o contexto político era outro, mas o obscurantismo já avançava no País. A arte e o pensamento progressista apenas começavam a testar de forma mais profunda a sua resiliência”, destaca Martinez, autor das duas versões.

Segundo a banda, com o novo single, o objetivo foi dialogar com o sentimento expresso há dois anos, mas focando também na ideia de resistir e ter esperanças.

Experimento

A canção ganhou um clipe, que integra um experimento social feito pela artista multimídia Flávia Baxhix, de Araçatuba. Nesse projeto, o público que esteve presente em um show da Tropicadelia, realizado no ano passado, no Sesi Birigui, foi convidado a se expressar por cartazes.

Flávia fotografou todos os presentes que quiseram se manifestar por livre e espontânea vontade, respondendo o questionamento: “Primeiramente, o que te aflige? O que te preocupa? O que te incomoda?”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Imaginávamos que haveria alguma timidez, mas de imediato uma grande e linda fila se formou. Uma força atômica se constituiu, todos colocaram toda sua resistência em cada letra escrita. Foi um expurgo da dor! Aquela noite foi inesquecível! Não foram retratos, foram renascimentos em forma de imagem!”, relembra Flávia, que também destaca que nenhum participante teve qualquer tipo de instrução ou recomendação sobre o que escrever nos cartazes

Com produção de Alexandre Soares e Fernando Kid, o single e todo EP foram gravados em fevereiro de 2020, com a banda isolada em um rancho.

Sobre a Tropicadelia

A Tropicadelia nasceu com objetivo de trazer para um formato power trio de rock músicas brasileiras dos anos 70, com uma tendência para tropicália e psicodelia (como o nome da banda sugere). No entanto, a banda começou a investir em um repertório próprio.

Sobre Flávia Baxhix

Flávia Baxhix é artista multimídia, fotógrafa de espetáculo, arte educadora do programa Pontos MIS-SP (Museu da Imagem e do Som de São Paulo). Possui formação pelo Senac-SP e Spéos Photographic Institute Paris.  Participou de exposições coletivas nos Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas, e na França.

*Com informações da assessoria de imprensa da banda

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.