A Cia3, companhia de teatro de Araçatuba (SP), por meio do projeto “Paubrasilia! Lixo serve pra tudo”, fará neste domingo (18), às 20h, e no dia 25 de abril, às 19h, transmissões do espetáculo "Paubrasilia".
A pela será transmitida pelo canal no Youtube do grupo.
No dia 25, após a exibição, membros da cia irão se reunir com representantes da Acrepom (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis de Araçatuba) para um bate-papo on-line, que será transmitido pela página no Facebook da companhia.
A peça "Paubrasilia", por meio do contexto social de seus personagens, apresenta temas que retratam a relação sociedade e lixo e seu descarte indevido. Ao mesmo tempo, por meio das cenas, se aproxima das experiências vividas pelos trabalhadores da área de recicláveis durante suas jornadas de trabalho.
A parceria com a Acrepom surgiu do interesse da Cia3 em apresentar aos colaboradores da associação um pouco do universo da arte teatral e propor uma reflexão sobre o trabalho realizado por essas pessoas e como ele é tratado pela sociedade.
“O espetáculo também ressalta como esses profissionais estão expostos e vulneráveis às violências físicas e psicológicas como consequência da classificação social e econômica que ocupam. Nesse sentido, a peça traz a reflexão de que mesmo nessas condições de abandono e falta de reconhecimento financeiro e humanitário, essas pessoas contribuem efetivamente para o meio ambiente através de seu trabalho”, comenta o diretor da peça, Fernando Tavares.
Bate-papo
Com a intenção de contribuir com a associação, e também ampliar o olhar do público para o trabalho que é realizado por ela, a Cia3, além das transmissões da peça, promove um bate-papo on-line com representantes da Acrepom e da companhia.
Tendo em vista a paralização dos trabalhos dos cooperados devido à pandemia de covid-19, a parceria entre a Cia3 e a Acrepom ainda visa angariar doações (em dinheiro, alimentos e materiais recicláveis) para a associação por meio de pedidos pelas redes sociais da companhia e, sobretudo, para o público que irá assistir ao bate-papo.
Documentário
Outra ação fruto dessa parceria, é a produção de um documentário, que irá contar com depoimentos dos trabalhadores da associação sobre os serviços realizados por eles e suas impressões sobre a peça, que também será exibida para todos os cooperados.
A coleta dos depoimentos será intermediada pela psicóloga Erislaynne Maria, que, por meio de um bate-papo individual, trará questionamentos aos trabalhadores sobre suas vivências pessoais no trabalho com materiais reciclados e impressões do encontro com profissionais das artes cênicas.
É importante ressaltar que a coleta dos depoimentos irá cumprir todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde, informou a Cia3. O documentário tem a previsão de ser exibido no dia 30 de abril.
Paubrasilia
A peça "Paubrasilia" foi criada em 2018 a partir de dois contos do escritor pernambucano Marcelino Freire: "Darluz" e "Muribeca". Essas personagens representam, basicamente, duas misérias: a física e a humana. Darluz é uma mãe e seu único meio de sobrevivência é o comércio dos próprios filhos que gera. Muribeca, beirando a inocência, descreve o lixão onde mora como o único bem que possui ao descobrir que querem acabar com ele. E o Vendedor é a personagem que traz a linguagem do absurdo para o espetáculo como um ponto de intersecção, revelando um Brasil dos que estão à margem na sociedade.
A estreia da peça foi no mesmo ano, na programação do Festara (Festival de Teatro de Araçatuba).
As exibições de "Paubrasilia" é parte da execução do projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc, por de edital da Secretaria Municipal de Cultura.
Serviço:
Peça "Paubrasilia
Dia 18 de abril, às 20h
Dia 25 de abril, às 19h
Transmissões da peça: https://www.youtube.com/watch?v=kS4EBv9SanE
Bate-papo on-line com a Acrepom
Dia 25 de abril, às 20h
Transmissão: https://www.facebook.com/C.I.A.tres
Gratuito
