No último domingo (26), a Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, em parceria com o Centro de Tradições Culturais e com o apoio do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), realizaram a 15ª edição da Queima do Alho, no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado.
Esta edição foi a primeira a acontecer depois que a festa foi declarada patrimônio cultural imaterial do município. Além disso, outra novidade é que esta foi a primeira vez que a Queima do Alho ocorreu de maneira solidária.
As autoridades presentes e os usuários e dirigentes da Casa Lar Shalon (Apae), Casa Bom Samaritano, Instituto Para Cegos Santa Luzia, União Espírita Paz e Caridade, Acrepom e artesãos puderam se deliciar com a boa comida típica dos boiadeiros e desfrutar do repertório musical interpretado pelo grupo Figueira da Viola, pela dupla Du Viola e Mirim e pela cantora Amandinha. Também teve toque de berrante e apresentação de Catira.
A festa foi registrada pela Secretaria de Cultura, que irá produzir uma sequência de três vídeos sobre a Queima do Alho e a vida dos tropeiros.