Cultura

Festara chega a 16ª edição com estreia nacional de peça de Cássio Scapin e Elias Andreato

Festival de Teatro de Araçatuba também traz na programação um diálogo com Sérgio Mamberti, famoso por interpretar Doutor Victor, em "Castelo Rá-Tim-Bum"

Manu Zambon - Hojemais Araçatuba
20/10/20 às 13h30
Cássio Scapin e Elias Andreato estreiam "Eu Matei Mozart" em festival (Foto: Rodrigo Chueri/Divulgação)

Com o tema “Novas Possibilidades”, a 16ª edição do Festara (Festival de Teatro de Araçatuba) tem início neste sábado (24). O evento também oferece programação nos dias 25, 30 e 31 de outubro, e finaliza no dia 1º de novembro.

Todos os conteúdos serão disponibilizados on-line, com acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e gratuitamente. Os eventos acontecem no perfil do festival no Facebook ; já os workshops serão oferecidos por meio da plataforma Zoom e é necessário fazer inscrição antecipadamente.

A programação começa com “Diálogos Possíveis”, série que convida o público a pensar sobre a arte junto com artistas e fazedores de cultura. A primeira live aborda o tema “Construindo uma história”, com o idealizador do Festara, Alexandre Melinksy, e atual diretor do festival, Caique Teruel, no dia 24, às 20h. A mediação é de Fernando Fado.

Destaques

Um dos destaques dessa edição é a estreia nacional da peça ”Eu Matei Mozart”, com os atores Cássio Scapin e Elias Andreato, de São Paulo (SP). O espetáculo, que acontece no dia 30 de outubro, às 20h, é baseado no encontro imaginário entre Mozart e o compositor Antonio Salieri, cujo nome é lembrado por essa frase que dá nome à peça.

O drama entre esses dois ícones da música, que dá norte ao espetáculo, foi escrito e explorado pelo escritor russo Aleksandr Pushkin, em 1830, que utiliza desse recurso para abordar outras temáticas, como a inveja humana.

Outro destaque é o diálogo “Teatro, História e pandemia”, com ator Sergio Mamberti, com mediação de Rodolfo Lima. Mamberti é ator, diretor e produtor cultural, com mais de 60 anos de carreira. Em 2018, ganhou o Grande Prêmio da Crítica, pelo conjunto de seus trabalhos, concedido pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes).

Sérgio Mamberti permanece na memória do público por ter interpretado o icônico Doutor Victor, de “Castelo Rá-Tim-Bum”.

Cássio e Elias, e Sérgio, concedem ao Hojemais Araçatuba , entrevista ao vivo, nesta sexta (23) e segunda-feira (26), respectivamente. As lives serão abertas ao público e acontecem no perfil do Instagram do site , às 20h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Artistas locais

De acordo com o diretor do festival, a programação destaca o trabalho dos artistas locais. “É uma programação inteira composta por artistas daqui, que construíram histórias em Araçatuba, espaços, apresentações. Então, isso nos norteia neste ano”.

Um dos projetos locais que compõem a grade do festival é o espetáculo “Sonhos de Janela”, que dá nome ao álbum lançado recentemente pela Cia Nuvem e Feijão. A iniciativa é dos atores e produtores Júnior Viana e Josy Martins, de Araçatuba. O musical acontece no dia 31 de outubro, às 20h.    

O Festara também traz Tânia Katuapó Antunes, Giulia Sorpilli, Ludmila Lopes, Gabriela Reis e os espaços culturais Oficina de Macacos, Casa Maré e Fábrica da Arte. O encerramento será com o espetáculo “Psicorange”, de São José do Rio Preto (SP), às 20h, no dia 1º.

Já Flávia Pinheiro comanda o workshop "Como Manter-se Vivo", que acontece em dois dias, 31 de outubro e 1º de novembro , das 16h às 18h, pela plataforma Zoom (para se inscrever, clique sobre as datas). São oferecidas 50 vagas para cada dia.

Para o mundo

“Durante essas edições do Festara, sempre pensamos em democratizar, facilitar o acesso a ações culturais. Por isso que a gente sempre busca trazer espetáculos que nunca vieram e que são importantes para o País”.

“Esse distanciamento por conta da pandemia, faz com que o público perca esse contato pessoal, porque a arte do teatro é a arte do contato, da presença. O público perde isso, mas nós expandimos nossas possibilidades, que é mostrar o festival para o mundo, mesmo sabendo que existe como contraponto o fato de algumas pessoas não terem acesso fácil à internet” , finaliza Teruel.

O Festara é realizado pela Associata (Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba e Sesc Birigui. 

Programação completa

Sábado (24/10)

Diálogos Possíveis -  “Construindo uma história” com Alexandre Melinsky e Caique Teruel. Mediação Fernando Fado. 

(Acessibilidade em Libras)

20h – Facebook Festara


Sábado (31/10)

Workshop – Como Manter-se Vivo, com Flavia Pinheiro, das 16h às 18h.  

50 vagas

Inscrições no link: https://bit.ly/34Ytply  

Zoom 


Espetáculo cênico musical  “Sonhos de Janela”, com Cia Nuvem e Feijão (Araçatuba).

20h – Facebook Festara

Domingo (25/10)

Diálogos Possíveis -  “Possibilidades de existências: pensando os espaços culturais hoje". com Oficina de Macacos, Casa Maré e Fabrica da Arte. Mediação Fernando Fado. 

20h – Facebook Festara


Domingo (1/11)

Cápsulas de Histórias com Tania Katuapó Antunes

10h – Facebook Festara


Diálogos Possíveis -“Iniciais vivencias e diferentes possibilidades”, com Giulia Sorpilli, Ludmila Lopes e Gabriela Reis. Mediaçã o  Fernando Fado. 

13h – Facebook Festara


Workshop – Como Manter-se Vivo, com Flavia Pinheiro, das 16h às 18h. 

50 vagas

Inscrições no link https://bit.ly/34Ytply     

Zoom

Diálogos Possíveis - “Teatro, História e pandemia”, com Sergio Mamberti. Mediação de Rodolfo Lima. 

(Acessibilidade em Libras)

19h – Facebook Festara


Espetáculo de Encerramento “Psicorange" (São Jose do Rio Preto).

20h – Facebook Festara

Sexta-feira (30/10)

Estreia nacional "Eu Matei Mozart", com Cássio Scapin e Elias Andreato (São Paulo). 

20h – Facebook Festara

SERVIÇO

Festara - Novas Possibilidades 

Dias 24, 25, 30 e 31 de outubro, e 1º de novembro 

Facebook do Festara

Gratuito

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.