Cultura

Filme e artista de Araçatuba são premiados em festival francês

Camila Vinhas Itavo ganhou o prêmio como melhor diretora de primeiro longa-metragem, no Silk Road Film Awards, em Cannes

Manu Zambon - Hojemais Araçatuba
01/06/22 às 19h40
Certificado do festival que premia Camila como melhor diretora de primeiro longa (Foto: Divulgação)

A artista araçatubense Camila Vinhas Itavo estreou sua obra, o filme "Gesta do Gesto", na tela de cinema do festival Silk Road Film Awards, em Cannes, na França, e ganhou dois prêmios. O resultado foi divulgado no final de maio.  

Camila foi contemplada na categoria de melhor diretora de primeiro longa-metragem e o filme foi premiado na categoria de melhor obra de justiça social. Camila aguarda mais um resultado, que vai definir se o filme será um dos selecionados para integrar o Festival Internacional de Cinema Independente de Cannes (Internactional Independent Film Festival).  

Camila tem formação como bailarina, é fotógrafa e também jornalista, e dirigiu o documentário, que integra a programação de outubro do Silk Road Film Awards, no Espace Miramar. 

O festival acontece mensalmente com obras de cineastas e escritores independentes de todo o mundo. De acordo com informações divulgadas no site oficial do evento, os jurados avaliam a qualidade dos filmes e roteiros recebidos, a criatividade e a capacidade de contar histórias, com a missão de descobrir cineastas e roteiristas independentes talentosos. 

Com os prêmios, Camila explica que espera ter mais abertura para outros eventos e projetos e comenta que a obra foge do padrão. "É considerada diferente porque a gente está falando de uma narrativa muito poderosa, falando de cinema, e está falando que o fora do padrão importa. No momento em que a gente vive, é muito mais importante, porque precisamos dar voz a toda uma esfera de pessoas. É uma esfera de várias tribos, indígena e urbana, mas somos todos brasileiros. A gente tem que documentar nossa cultura". 

Sobre o filme

Para a reportagem do Hojemais Araçatuba , Camila contou que o "Gesta do Gesto" vai além do retrato da cultura indígena brasileira e se propõe a um diálogo entre quem somos hoje, enquanto ser humano e sociedade, com a nossa história com a ancestralidade indígena. 

O longa foi produzido desde 2015, pela Água da Mata Produções Culturais, porém as imagens começaram a ser capturadas antes, por volta de 2009.

A obra integrou um projeto que leva o nome "Gesta do Gesto", contemplado no edital da Secretaria Municipal de Cultura, com recursos federais da “Lei Aldir Blanc”. O longa chegou a ser pré-lançado no ano passado, pelo Youtube da Camila, e ficou um tempo na plataforma. A finalização do projeto conta com a parceria da produtora Lalucci Filmes, de Araçatuba. 

 

LEIA TAMBÉM
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.