Cultura

Inscrições abertas para oficina virtual de fotografia com foco na obra de Sebastião Salgado 

Curso apresenta percurso sobre filosofia humanista e importância da sensibilidade na fotografia

Bryan Belati  - Hojemais Araçatuba
07/01/21 às 18h30
Exposição foi inaugurada no Sesc Birigui em março de 2020; programação virtual é alternativa em meio à pandemia (Foto: Everton Ballardin)

Integrada à programação virtual da exposição Gold – Mina de Ouro Serra Pelada , o Sesc Birigui (SP) apresenta a Oficina Virtual de Fotografia com a artista multimídia e arte educadora Flávia Baxhix. 

O curso será dividido em três encontros, de 13 a 15 de janeiro, das 19h às 21h30, por meio da plataforma Zoom Meeting. As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente no Portal Sesc.  

A oficina é voltada a fotógrafos, sejam profissionais ou amadores, e estudantes de fotografia. Àqueles que possuem interesse em fotografia humanista também são bem-vindos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A fotógrafa e arte educadora araçatubence ministra oficina virtual do Sesc Birigui (Foto: Divulgação)

Fotografia

De acordo com Flávia, assim como na obra de Salgado, é necessário que o fotógrafo tenha sensibilidade ao retratar qualquer cena, pois a fotografia conceitual não é produzida com foco no lucro, como a comercial.

Seu maior objetivo é, antes de tudo, ser a expressão das ideias e sentimentos do artista, para que o público reflita sobre si mesmo e sua relação com o mundo.

“Olhar som sensibilidade não significa olhar coisas delicadas e esteticamente belas. Olhar com sensibilidade é ter empatia, é olhar por todos os ângulos, é ser humano”, ela conta. 

A arte educadora explica que outros conceitos serão trabalhados no curso além da sensibilidade, sendo eles: direitos autorais, estética e antropologia. 

Segundo Flávia, as três vertentes se encontram na fotografia na busca pelo conhecimento, no estudo do comportamento humano, do conceito de belo e o quanto a ideia foi transformada com o passar do tempo, dentre outras características. 

Exposição 

Gold – Mina de Ouro Serra Pelada consiste em um acervo de 54 obras do fotógrafo Sebastião Salgado, o qual retrata um dos maiores processos de exploração de minério do Brasil, por meio de garimpo manual. 

O recorte “Trabalhadores” foi concebido pelo fotógrafo entre 1986 e 1992, com imagens em preto e branco, ampliadas em tamanhos grandes para a exposição.

A estreia mundial da exposição foi no Sesc Avenida Paulista, em São Paulo, em julho de 2019. Após esse período, até o momento, a itinerância passou pela unidade de Guarulhos. 

Em Birigui, a exposição foi inaugurada em março 2020. Porém, ficou aberta à visitação por apenas 12 dias, antes do fechamento das unidades do Sesc São Paulo em decorrência da pandemia do novo coronavírus. 

Serviço

Oficina Virtual de Fotografia com Flávia Baxhix 

De 13 a 15 de janeiro, das 19h às 21h30

Encontro por meio da plataforma Zoom Meetings

Inscrições no portal Sesc 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.