Cultura

Lugar de Ser Qualquer se adapta ao meio digital e faz apresentações on-line

Apresentações gratuitas acontecem nos dias 27 e 28 de fevereiro e 6 e 7 de março, no canal no Youtube do grupo

Da redação - Hojemais Araçatuba
26/02/21 às 18h18
Espetáculo é um divertido jogo de caça e caçador entre Macaco Caco e Dona Onça (Foto: Flávia Baxhix/Divulgação)

O Grupo Lugar de Ser Qualquer, de Araçatuba (SP), realizará uma série de apresentações on-line e gratuitas do espetáculo infantil “Histórias da Mata”, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) Lab, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com recursos da Lei Aldir Blanc.

A primeira apresentação acontece neste sábado (27), às 16h, no canal no Youtube da cia . As apresentações também ocorrem nos dias 28 de fevereiro e 6 e 7 de março, sempre às 16h. 

O espetáculo é um divertido jogo de caça e caçador entre Macaco Caco e Dona Onça, remetendo às histórias antigas do folclore brasileiro entre estes dois personagens. Enquanto Macaco Caco foge de sua predadora, ele vai conhecendo os principais biomas do País, passando pela Mata Atlântica, Pantanal, Amazônia e Caatinga. 

“A principal mensagem que o espetáculo passa é que precisamos cuidar do meio ambiente e das nossas riquezas. Outra mensagem relevante é sobre a amizade, porque acaba nascendo uma muito bonita entre o Macaco e a Dona Onça, mesmo que durante todo o espetáculo eles tenham uma relação, digamos, conturbada” explica a atriz Renata Carvalho, que interpreta a personagem Dona Onça na peça.

Sobre as apresentações terem sido adaptadas para o meio digital, o grupo acredita que é uma oportunidade de promover uma viagem junto com animais tipicamente brasileiros, enquanto o público mantém os pés na segurança de seus lares. 

Interação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A fundadora do grupo e dramaturga do espetáculo, Bárbara Teodósio, reforça que “ir para a plataforma on-line é bem dificultoso, principalmente para um grupo de teatro de rua, que tem como principal objetivo se encontrar com seu público”. 

“Porém, vemos esta nova modalidade mais como uma oportunidade de conquistar novos públicos e aprimorar nossa interação com as mídias digitais, pra quando este encontro for possível de forma presencial, atingirmos cada vez mais araçatubenses”, completa Bárbara. 

Sobre o Grupo Lugar de Ser Qualquer 

O grupo desenvolve seus trabalhos há seis anos e já realizou a montagem de peças como "Foi uma vez um final que se fez", "Piquenique no Front", “O Padeiro de Santaria das Promessas” e “Histórias da Mata”.  Todas tiveram seus projetos contemplados em editais, como o do Programa de Fomento à Cultura e o Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo e, mais recentemente, a Lei Aldir Blanc. 

O grupo tem como diretriz acreditar na importância de possibilitar a ocupação de vários lugares e espaços pela arte teatral, descentralizando as ações culturais. Nas peças, o grupo visa valorizar a cultura popular, e todo processo criativo é colaborativo.

Serviço 

“Histórias da Mata”, com o Grupo Lugar de Ser Qualquer

Dias 27 e 28 de fevereiro e 6 e 7 de março, sempre às 16h

Local: https://www.youtube.com/channel/UCWEjYVlPazOeX0sMn9uNYYg

Classificação: livre

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.