Cultura

Óptica Sonora: 10 anos unindo música e outras linguagens artísticas

Neste ano, o Óptica Sonora foi contemplado na categoria "música" na 17ª edição do prêmio Troféu Odette Costa

Manu Zambon - Hojemais Araçatuba
23/08/20 às 11h00
Márcio Kadá e Fernanda Russo são os idealizadores do Óptica Sonora (Foto: Fernanda Russo/Divulgação)

“A música pode ser um carro-chefe, mas tem outras linguagens que fazem parte desse carro-chefe, que são as artes visuais e literatura também”. A frase é do músico e compositor Márcio Kadá, que há 10 anos iniciou, em Araçatuba (SP), junto com a esposa, a artista plástica e fotógrafa Fernanda Russo, o projeto Óptica Sonora.

Com a segunda edição do trabalho “FotoLíteroMusical”, que possui CD gravado e espetáculos apresentados em diversas cidades, o projeto foi premiado na categoria "música", do Troféu Odette Costa deste ano. As votações populares ocorreram de 23 de junho a 3 de julho e a entrega dos prêmio foi feita de forma restrita no dia 12 de agosto, no teatro Castro Alves.

Instituído por meio da Lei Municipal nº 4.905, de 1996, a premiação foi criada para contemplar pessoas, espetáculos e ações culturais desenvolvidas em Araçatuba que tiveram relevância e destaque.

Com o objetivo de contar a história e detalhes de cada um dos vencedores da 17ª edição do prêmio, a partir deste domingo (23), o Hojemais Araçatuba lança toda semana uma reportagem especial com os artistas contemplados pela honraria.

União de linguagens

O “FotoLíteroMusical”, cujos CD e espetáculos foram lançados em 2018,  traz como proposta reunir diferentes segmentos artísticos, como música, literatura, intervenção, vídeos e fotografias autorais.

“FotoLíteroMusical” contou com participações especiais na segunda fase (Foto: Fernanda Russo/Divulgação)

“Somos defensores da produção autoral, independente da linguagem. É por meio dela que expressamos nossa personalidade e mensagem artística. Procuramos ser fieis à nossa inspiração e darmos continuidade ao movimento de criação de obras originais que possam acrescentar e contribuir para a formação e desenvolvimento das pessoas, como também, estimular a reflexão”, explica.

A primeira edição do projeto, que aconteceu entre 2012 e 2015, foi apresentada em unidades do Sesi, oficinas culturais, faculdades e escolas, em várias municípios.

Em 2016, Kadá e Fernanda deram início à segunda edição, ampliando o grupo artístico com a vinda da atriz e contadora de histórias Tânia Katuapó Antunes, dos músicos Tico Batera, Rogério, Marcelo Canal e Pedro Guinle, e da equipe de apoio técnico, composta por Juliano Marcente, Jorge Leal e Clara Russo Possari.

“Essa reunião de linguagens, estimulando mais de um sentido, e principalmente a temática de despertar nas pessoas a sensibilização por meio das emoções, sentimentos, lembranças, fez com que o projeto chegasse mais próximo aos interesses das pessoas. Essa força toda gerou o reconhecimento”, conta Kadá sobre a ampliação dos recursos artísticos no trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Turnê regional

Além do CD, gravado independente pelo estúdio Juan Cohene, com as participações dos músicos Paulo Renato Lourenço e Ruy Gilberto, o projeto ganhou também uma turnê com recursos do edital ProAC ICMS, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com patrocínio da Reunidas Paulista e Supermercados Rondon.

Espaço Fábrica da Arte é utilizado para ensaios e eventos (Foto: Divulgação)

As apresentações da turnê ocorreram em 2019, em Araçatuba e cidades da região (Promissão, Birigui, Buritama, Clementina, Pereira Barreto, Penápolis e Ilha Solteira).

A terceira edição do projeto já está em fase de elaboração, explica Kadá. Duas músicas, “Ensinamentos” e “O Jogo”, já foram gravadas neste período de pandemia. A ideia, agora, é incluir o desenho entre as linguagens artísticas.

“Queremos fazer o desenho da canção. Serão traços que acompanharão esse repertório e juntos vamos criar o enredo completo”, frisa.

O músico também destaca algumas participações na nova fase do Óptica Sonora, como a do guitarrista Ariovaldo Cerqueira, cujo som foi captado por Fábio Nestares, atual vocalista da banda Rádio Táxi, e dos irmãos Marcelo e Daniel Sécolo. 

Fábrica da arte

Além do Óptica Sonora, Kadá e Fernanda comandam o espaço cultural Fábrica da Arte, inaugurado em 2015, com aulas de artes e ioga, e local para ensaios e eventos. Assim como outros lugares, também teve suas atividades paralisadas por conta da pandemia.

Neste momento, o espaço é mantido com recursos de outras fontes de trabalho. No entanto, segundo o músico, a expectativa é que o Fábrica da Arte seja contemplado pela lei emergencial para cultura, do governo federal, Aldir Blanc. 

Para seguir o trabalho realizado pelo Óptica Sonora, acesse o Youtube , Instagram , Facebook e site. O CD “FotoLíteroMusical” pode ser ouvidos nas plataformas Spotify e Deezer.

Série Troféu Odette Costa
LEIA TAMBÉM SOBRE O ÓPTICA SONORA
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  22/07/26 às 15h07
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.