(Foto: Divulgação)
Na próxima sexta-feira (24), das 17h30 às 19h30, e nos dias 25 e 26, das 15h às 18h, a Estação Cidadania sediará uma oficina gratuita de coco de roda, ministrada pelo percussionista Nino Xambá, da Nação Xambá.
Os interessados em participar devem fazer a inscrição na Estação Cidadania, na rua Elza Almeida Lemos, 975, no residencial Jardim Atlântico
A ação é uma realização do Maracatu Baque D'Orum e abordará o universo rítmico do coco, sobretudo, do coco da xambá junto ao toque do seu principal instrumento, a alfaia.
A oficina será conduzida pelo percussionista tem por objetivo divulgar a musicalidade gerada e mantida pela Nação Xambá, comunidade quilombola urbana localizada no Portão do Gelo em Olinda/PE, onde nasceu e se formou o músico e pesquisador.
Sobre Nino
Nino é músico, percussionista, produtor cultural, quilombola e ativista negro, integrante do Grupo Orí e do Grupo Bongar. Como integrante do Orí, em 2020, realizou o Festival Iyá Ori Yemanjá de forma íbrida; ministrou a oficina Orí: Tambores Ancestrais das Nações Xambá e Nagô de Pernambuco, de forma on-line, para o Sesc Ceará, e para o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.
Ministra oficinas de coco da xambá, Ilú e percussão desde 2001. Já deu aulas para grupos e instituições como Ojú Obá, grupo percussivo francês, Centro Cultural Butantã, de São Paulo, Escola de Dança Iracema Nogueira, de Sorocaba, Maracaatômico, de Olinda, entre outros. Também participou de turnês internacionais como integrante do Festival do Caribe.
Atualmente, também desenvolve atividades socioeducativas para a comunidade Xambá no Centro Cultural Grupo Bongar - Nação Xambá e trabalha na pesquisa das tradições ancestrais para o primeiro CD do grupo Orí.