Cultura

Semana do Tião Carreiro começa nesta sexta em Araçatuba

Abertura do evento será com a Orquestra Popular Caipira de Pereira Barreto, no teatro municipal Castro Alves

Manu Zambon - Hojemais Araçatuba
15/10/21 às 15h40
(Foto: Divulgação)

O Centro de Tradições de Araçatuba (SP) inicia, nesta sexta-feira (15), a Semana do Tião Carreiro, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A programação se estende até 22 de outubro.

A abertura do evento ocorre nesta sexta, com a Orquestra Popular Caipira de Pereira Barreto, com participação dos grupos de catira “Centro de Tradições de Araçatuba” e “Pés no Chão”. O evento é presencial e será realizado no teatro municipal Castro Alves, às 19h.

Os ingressos são gratuitos e haverá transmissão ao vivo nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Prefeitura de Araçatuba).

Juntamente com as atrações presenciais, a semana conta com a exposição “Tião Carreiro: o filho de Araçatuba”, que ficará aberta ao público de 16 a 22 de outubro, no saguão da biblioteca municipal “Rubens do Amaral”.

“Nessa semana, aproveitamos para homenagear o saudoso violeiro Tião Carreiro e também todo o universo da cultura caipira, que nos remete à nossa memória, parte da história de Araçatuba”, ressalta Fernanda Colli, coordenadora de projetos do Centro de Tradições.

Investimento

Fernanda destaca que a semana do Tião Carreiro foi criada em 2001, por meio da lei municipal nº 6031, de 23 de outubro de 2001, que garante a homenagem ao ícone da cultura caipira, criador do pagode de viola e que representa o nome de Araçatuba.

Sobre os recursos para a realização da semana, Fernanda ressalta que , “como toda cultura popular, infelizmente não dispõe de edital, nem de grandes investimentos, porém a garantia é de uma grande homenagem e gratidão por todos os que resistem e representam a cultura caipira paulista”.

(Foto: Divulgação)

Confira a programação completa:

15/10 (sexta-feira): Abertura do evento com a Orquestra Caipira de Pereira Barreto, com participação dos grupos de catira “Centro de Tradições de Araçatuba” e “Pés no Chão”

Local: Teatro Municipal Castro Alves, às 19h (com transmissão da abertura ao vivo nas redes da Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal de Araçatuba);


16/10 (sábado): Abertura da Exposição “Tião Carreiro: o filho de Araçatuba”

Local: Saguão da Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, às 19h30;


16/10 (sábado): Apresentação do grupo Figueira da Viola e da dupla Du Viola e Rei do Vale

Local: Teatro Paulo Alcides Jorge, às 20h;


17/10 (domingo): Show com a dupla Rodrigues Viola e Henrique

Local: Teatro Paulo Alcides Jorge, às 20h;


22/10 (sexta-feira): Encerramento da Exposição “Tião Carreiro: o filho de Araçatuba”

Local: Saguão da Biblioteca Municipal Rubens do Amaral

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.