Cultura

Trio Jurubeba agita o Sesc Birigui com show de forró nesta sexta

Banda com integrantes de Araçatuba possui formação tradicional do forró pé-de-serra: sanfona, zabumba e triângulo

Da redação - Hojemais Araçatuba
21/09/22 às 18h45
(Foto: Bruno Suart/Divulgação)

Nesta sexta-feira (23), às 20h, a área de convivência do Sesc Birigui se abre para que o público se jogue na dança e se divirta com o show do Trio Jurubeba. A banda possui formação tradicional do forró pé-de-serra: sanfona, zabumba e triângulo, e celebra um espetáculo dançante, afetivo e brasileiro.  

Com a apresentação, os artistas buscam valorizar e trazer ao baile um dos gêneros musicais mais importantes na identidade cultural do povo brasileiro. O show é um convite para dançar e cantar o legítimo forróbodó. A performance é gratuita e livre para todos os públicos.  

A programação completa está disponível em https://www.sescsp.org.br/unidades/birigui/ e também por meio das redes sociais do Sesc Birigui. 

Banda  

Trio Jurubeba celebra uma das maravilhas da cultura popular brasileira, o forró pé-de-serra. Essa expressão era usada pelo rei do Baião e maior representante do forró tradicional, Luiz Gonzaga, o qual referia-se a esse termo para lembrar do local onde viveu sua infância e juventude, a cidade do interior do estado de Pernambuco, chamada Exu. 

No show, o trio interpreta canções dos mais importantes nomes que fizeram parte dessa poética regional brasileira: Dominguinhos, Trio Nordestino, Genival Lacerda, Mestrinho, Chico César, Alceu Valença, Fala Mansa, entre ouros músicos e compositores que inspiram e fortalecem as raízes do forró.  

Formação 

Sanfona - Rhuan Enciso Rhuanito é cantor multi-instrumentista, licenciado em Música na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com atuação artística predominante em estilos musicais voltados para a Dança de Salão, além de já ter tocado com grupos de diferentes estilos de Jazz. Começou a tocar sanfona em 2013, qual ganhou do seu avô, e a partir daí entrou no universo do forró e fez parte de diversos grupos de pé de serra: Forró Florido, Forró PVC, Mandacaru, Forró Fiô. 

Zabumba - Bruno Santos de Azevedo Vale é músico percussionista, começou a tocar pandeiro em 2004 em grupos de sambas na região de Marília-SP, onde também estudou e se formou em Filosofia pela Unesp. Em 2016 junto com amigos inicia o projeto, “Os Cabras” pioneiro no gênero forró pé de serra em Araçatuba. Atualmente também integra o grupo “Maracatu Baque D'Orum” que há três anos manifesta essa cultura pernambucana no interior paulista. 

Triângulo - Ed Barba é músico percussionista, ator e performer. Formando em artes visuais, atua em diversas linguagens artísticas. Participou do grupo “Deixa que Eu Conto” “Bando Arteiros” e Cia do Blefe. Em 2021, além de integrar o “Trio Jurubeba” faz parte do grupo “Os Seres & Edbarbárie. 


Serviço
Show Trio Jurubeba
Sexta (23), às 20h 
Área de Convivência 
Livre 
Grátis 
 
O Sesc Birigui fica rua Manoel Domingues Ventura, 121 - Vila Xavier, Birigui/SP 
 

 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  27/05/26 às 18h36
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.