Economia

Calendário de pagamento do IPVA 2022 começa nesta segunda-feira

Hoje devem pagar o imposto veículos com placa final 1; governo de São Paulo triplicou o desconto para pagamento à vista

Da redação - Hojemais Araçatuba
10/01/22 às 16h00
(Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil)

O pagamento à vista e com desconto de 9% do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2022 para os veículos com final de placa 1 deve ser feito nesta segunda-feira (10). A consulta do valor pode ser feita em toda a rede bancária ou diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Para aproveitar o benefício, os proprietários devem ficar atentos às datas de vencimento. O calendário de vencimento de acordo com o final de placa dos veículos segue até o próximo dia 21, considerando apenas os dias úteis.

Como parte do pacote inédito de descontos no IPVA 2022, também é possível quitar o IPVA 2022 em integralmente em fevereiro, à vista, ou em cinco parcelas, de fevereiro a junho. Em ambos os casos, o desconto será de 5%.

Renavam

Para efetuar o pagamento, basta se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) e realizar o recolhimento do tributo, nos terminais de autoatendimento ou nos guichês de caixa. O pagamento pode ser feito também pela internet ou via débito agendado, ou por meio de outros canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas.

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Cartão de crédito

É possível quitar o IPVA 2021 com cartão de crédito nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento. As operadoras financeiras conveniadas têm autonomia para definir o número de parcelas e adequar a melhor negociação com o contribuinte.

Os valores pagos ao correspondente bancário são repassados ao Governo do Estado de forma imediata, e sem qualquer desconto ou encargo.

Para mais informações, os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a Secretaria pelo telefone 0800-0170110 (por telefone fixo), (11) 2450-6810 (exclusivo para chamadas por telefone móvel) e pelo canal Fale Conosco, no Portal da Sefaz-SP.

Licenciamento Antecipado 2022

Os proprietários que desejam antecipar o licenciamento anual deverão quitar todos os débitos que recaiam sobre o veículo, incluindo o IPVA, a taxa de licenciamento e, se for o caso, multas de trânsito.

Calendário de pagamento do IPVA 2022 em São Paulo (Foto: Reprodução)
Calendário de pagamento do IPVA 2022 para caminhões em São Paulo (Foto: Reprodução)

Projeto de lei permite transferência de veículos com IPVA a vencer

O governador João Doria (PSDB) irá encaminhar com urgência à Assembleia Legislativa um projeto de lei que permitirá a compra e venda de veículos com parcelas do IPVA a vencer. A medida promove mais desburocratização para o setor.

Atualmente, a transferência de carros usados só é permitida desde que o imposto esteja quitado. Com a norma, a comercialização e transferência de documentos de veículos com parcelas a vencer do IPVA do ano corrente passa a ser permitida. Para garantir a segurança ao comprador, a Secretaria da Fazenda e Planejamento informará automaticamente sobre a existência das parcelas em aberto.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM ECONOMIA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.