Economia

Birigui articula parceria com a Royal FIC para projetos de inovação e transição energética

Conselheiro Executivo do Cistem visitou sede da empresa, que possui unidade de distribuição de combustíveis em Birigui e mantém parceria com a BYD

Agência Trio Notícias
02/10/26 às 18h31
Carlos Farias (à direita) se encontrou com com Eduardo Melo Lima, na sede da Royal FIC, em Campinas (Foto: Divulgação)

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Birigui (SP), Carlos Farias, esteve na sede da Royal FIC, em Campinas (SP), para discutir possibilidades de parceria em P&DI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), transição energética e a atração de investimentos para Birigui.

Ele se reuniu com Eduardo Melo Lima, gerente de Projetos da companhia, que é uma das principais distribuidoras de combustíveis do Brasil e que em julho, inaugurou uma nova base de distribuição à margem da rodovia Marechal Rondon (SP-300), em Birigui.

O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento ao Oeste Paulista, uma das regiões que mais crescem em produção agrícola e desenvolvimento logístico no Estado de São Paulo, segundo análise realizada pela empresa.

Pesquisa

Conselheiro executivo do Cistem (Centro de Inovação e Soluções de Transição Energética para Municípios), Farias informa que a Royal FIC vem ampliando a atuação em inovação e pesquisa. Além disso, mantém parceria de P&DI com a BYD, empresa chinesa de tecnologia com forte atuação nas áreas de veículos eletrificados, energia solar e armazenamento de energia.

Assim, o objetivo do encontro é aproximar a empresa do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação estruturado pelo Cistem, em parceria com a USP (Universidade de São Paulo), para identificar projetos relacionados à inovação tecnológica, sustentabilidade, energia e novas soluções para o setor.

Ainda segundo Farias, a aproximação faz parte da estratégia do município de ampliar e diversificar as cadeias produtivas por meio da ciência, tecnologia e inovação, com o apoio do Cistem.

Cooperação

Durante o encontro, ele o gerente de Projetos da Royal FIC avaliaram possibilidades de cooperação entre a empresa, a Prefeitura de Birigui e o ecossistema do Cistem.

O objetivo, segundo Farias, é identificar projetos concretos capazes de gerar inovação, investimentos, novas tecnologias e oportunidades relacionados à transição energética. “Estamos buscando aproximar Birigui de empresas, universidades e instituições que estão investindo em inovação e transição energética” , explica.

Ele reforça que o Cistem cria essa oportunidade para conectar conhecimento e pesquisa a projetos concretos, capazes de gerar investimentos, novas tecnologias, empregos e oportunidades para o município.

Administração

Por fim, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Birigui afirma que a iniciativa está alinhada às diretrizes da administração da prefeita Samanta Borini (PSD), que tem como prioridade criar novas perspectivas de desenvolvimento para o município, com fortalecimento das cadeias produtivas, atração de investimentos, inovação e geração de emprego e renda.

Ele informa que a secretaria dará continuidade às tratativas com a Royal FIC para identificar projetos de cooperação e oportunidades de investimentos com potencial de contribuir para o desenvolvimento de Birigui e da região.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM ECONOMIA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.