Prestes a receber operações de mais duas companhias aéreas, o aeroporto Dario Guarita, de Araçatuba (SP) não possui o alvará do corpo de bombeiros.
A informação foi confirmada pelo Daesp (Departamento Aeroportuário do Estado de São Paulo), que está correndo contra o tempo para conseguir regularizar o espaço. As empresas não responderam se a falta do documento poderá comprometer os planos já anunciados.
De acordo com o órgão estadual, o aeroporto de Araçatuba funciona de acordo com autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que regula o setor no Brasil. No entanto, assim que tomou conhecimento da situação em relação à falta do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), a nova gestão determinou imediatamente medidas para acelerar a obtenção do documento, que está em andamento. “Nesta sexta-feira (13), estará concluído o processo de licitação para a contratação da empresa que irá implantá-lo”, explicou.
O AVCB é um documento que atesta a vistoria realizada no local em relação à conformidade com as regras de segurança e prevenção de incêndios.
Pista
Outro problema, segundo apurou a reportagem, é a condição da pista de taxiamento, que precisa de reforma com urgência para receber novos voos.
Sobre esse problema, o departamento afirma que irá “realizar as adequações necessárias na pista até o início do próximo ano”, e que trabalha para criar condições necessárias para disponibilizar novos voos, ampliar a malha aérea e conectar os municípios do interior.
O Daesp lembrou ainda que o Dario Guarita está incluso nos estudos para a desestatização, que estão sendo feitos pela consultoria internacional da IOS Partner. A meta é concluir o processo no primeiro trimestre de 2020.
“O departamento também pretende colocar em prática o uso de pequenas aeronaves nos aeroportos do interior. A medida ajuda a trazer mais dinamismo e dá força para o turismo”, finalizou a nota.
Novas companhias
Em nota, a Gol informou que está trabalhando em parceria com os órgãos locais de Araçatuba e o Daesp, para que todos os requisitos de infraestrutura estejam de acordo para receber voos e os clientes da companhia no dia 4 de novembro, início das operações na linha Araçatuba-Guarulhos (aeroporto de Cumbica). Não foi informado se pode haver alteração, caso o documento não seja emitido até a data.
Os voos da companhia partirão diariamente de Araçatuba, exceto aos domingos, às 7h, com previsão de chegada em Guarulhos às 8h15. A volta será com partida de Guarulhos às 21h45 e chegada em Araçatuba às 23h05, de domingo a sexta-feira.
Outra companhia que irá operar em Araçatuba é a Voepass (antiga Passaredo) com voos diretos para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a partir de 27 de outubro. Serão oferecidos voos com saída de Araçatuba às 15h25 e chegada em São Paulo às 16h55. Só não haverá esse voo aos sábados. No sentido inverso, os voos sairão diariamente às 12h55, com chegada em Araçatuba às 14h25.
A reportagem do Hojemais Araçatuba procurou a Voepass, para falar sobre a situação do aeroporto, mas não recebeu retorno.
Com a chegada de duas novas companhias, Araçatuba passa a contar com três empresas aéreas operando a partir do Dario Guarita. Atualmente, a Azul atua sozinha com voos entre Araçatuba e o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).