A Polícia Militar Rodoviária registrou queda de 45% na quantidade de acidentes de trânsito nas estradas da região de Araçatuba (SP) durante a Operação Carnaval 2019, realizada da 0h de sexta-feira (1) até as 23h59 de terça-feira (5), em comparação com 2018.
No período, foram registrados 12 acidentes, sendo seis com vítimas e seis sem vítimas. No ano passado, foram 22 acidentes, dos quais 11 tiveram vítimas e 11 não.
Os seis acidentes com vítimas deste ano resultaram em 11 pessoas feridas, porém, todas com ferimentos leves. Não houve mortes, diferentemente do Carnaval de 2018, quando uma pessoa morreu e duas tiveram lesões graves, de acordo com a polícia.
Embriaguez
Outro dado que chama a atenção é que apesar de ter aumentado o número de motoristas que concordaram em fazer o teste do bafômetro, houve queda nos casos de embriaguez ao volante.
Foram 52 casos neste Carnaval, contra 60 no do ano passado. Além disso, não houve nehuma recusa ao teste do bafômetro, contra 18 em 2018.
A quantidade de pessoas presas em flagrante saltou de duas do ano passado para seis neste ano.
Cinto de segurança
Também cresceu a quantidade de infrações pela falta do uso do cinto do segurança, com 186 flagrantes contra 179 no Carnaval de 2018. No período, foram aplicadas 50 multas por ultrapassagens em local proibido, mesmo número do ano passado.
A polícia não divulgou a quantidade de multas por excesso de velocidade registradas por radares no período.
Batalhão
A região de Araçatuba é subordinada à área do 2.º BPRv (Segundo Batalhão de Polícia Rodoviária), com sede em Bauru, que registrou queda de 72 para 54 acidentes de trânsito no período, em comparação com o Carnaval de 2018.
Foram 3.625 autuações lavradas por infrações de trânsito, sendo 786 pelo não uso do cinto de segurança e 288 por ultrapassagens em local proibido.
Outras 4.769 multas foram aplicadas por excesso de velocidade por meio de imagens de radar.
Educação para o trânsito
Ainda durante o Carnaval, a Polícia Militar Rodoviária desenvolveu, no dia 2, a campanha educativa “Álcool e Direção: Sérios riscos e um péssimo exemplo às crianças”. O objetivo foi conscientizar as pessoas sobre a necessidade de não beber depois de dirigir.
Para a Polícia Militar Rodoviária, a fiscalização intensiva deve ser aliada à imprescindível mudança comportamental pela educação, para formar cidadãos com conhecimentos, habilidades e atitudes favoráveis e adequadas à locomoção no espaço social.