Um aposentado de 68 anos, morador do bairro Vilela, em Araçatuba (SP), perdeu mais de R$ 1,6 mil em um suposto golpe de empréstimo.
Em declaração à polícia, a vítima contou que recebeu uma mensagem pelo WhatsApp, na quinta-feira (7), de uma mulher que disse se chamar Janaína e que trabalhava para uma instituição financeira.
Ela disse que o idoso tinha R$ 10 mil liberados para empréstimo. Interessado, o homem enviou cópia de documentos como RG, CPF e comprovante de residência, além do número de sua conta bancária para a mulher.
A falsa funcionária pediu que ele fizesse um depósito no valor de R$ 284 para que o crédito fosse liberado. O valor foi depositado pelo aposentado na conta informada.
Em seguida, um homem que se identificou como supervisor de Janaína pediu novo depósito, no valor de R$ 902, alegando que era para cobrir o valor ultrapassado para empréstimo.O aposentado foi novamente a uma lotérica e fez o que foi pedido.
Na sexta-feira (8), foi feito novo pedido de depósito, no valor de R$ 487, que seria referente ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O aposentado fez também, mas o dinheiro não foi liberado.
A vítima foi até uma agência bancária onde a orientaram a fazer um boletim de ocorrência e tentar o bloqueio dos valores.