Os corpos dos irmãos Massaharo Ameko, 79 anos, e Tokumatsu Amaku, 82, são velados na capela da Funerária Cardassi, na avenida Saudade, em Araçatuba (SP).
Eles morreram após a embarcação na qual estavam virar na tarde de segunda-feira (17) no rio Tietê.
De acordo com as informações passadas pela funerária, até as 10h desta terça-feira (18) os familiares não haviam confirmado o horário do enterro.
O corpo de Massaharo deverá ser sepultado no cemitério Recanto de Paz, em Araçatuba, enquanto Tokumatsu, que residia em Marília, será enterrado em um cemitério de Penápolis.
Virou
As duas vítimas pescavam com uma embarcação próximo ao condomínio Santa Fé 1, junto com outro irmão, de 75 anos e residente no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Araçatuba.
O boletim de ocorrência foi registrado por volta das 19h30, por um cunhado de Massaharo.
O aposentado de 61 anos disse à polícia que por volta das 13h, o cunhado dele foi com os dois irmãos até o condomínio Santa Fé 1, onde possuem um rancho, para pescar.
Eles entraram no rio em uma embarcação que, por volta das 15h, acabou virando ao ser atingida por duas ondas consecutivas. Essas ondas teriam sido provocadas por outra embarcação que passou pelo local.
Desapareceram
O único sobrevivente contou à testemunha que assim que o barco virou e os três caíram na água, ele não viu mais os irmãos.
Ainda de acordo com o declarante, pescadores que estavam próximos auxiliaram nos primeiros socorros e chamaram o Corpo de Bombeiros.
Eles socorreram o sobrevivente que foi levado para o hospital, enquanto os outros dois irmãos foram retirados da água inconscientes e tiveram as mortes constatadas por equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Equipe do Instituto de Criminalística realizou perícia no local antes de os corpos serem levados ao IML (Instituto Médico Legal) para exame necroscópico.
Conhecido
Massaharo nasceu em Promissão, foi professor de educação física em escolas públicas e vereador em Araçatuba na legislatura de 1983/1988.
A presidência da Câmara informou que fez contato com familiares e colocou o espaço à disposição para o velório, mas a família não deu resposta.