Polícia

Polícia Civil descobre casa usada para mineração de criptomoedas, prende 2 e apreende R$ 50 mil em dinheiro

Foram presos inicialmente por furto de energia; um deles foi alvo da Operação Pulo do Gato, que investiga golpes virtuais

Lázaro Jr. - Agência Trio Notícias
08/04/26 às 16h09
Imóvel onde funcionava minifazenda possuía sistema de climatização (Foto: Divulgação)

Dois homens que não tiveram as identidades divulgadas foram presos em flagrante na manhã desta quarta-feira (8), pela Polícia Civil de Araçatuba (SP), por furto de energia elétrica, descoberto em uma casa no bairro Centenário.

Durante a apuração desse crime, a polícia descobriu que esse imóvel estava funcionando como uma central para mineração de criptomoedas e apreendeu R$ 52.236,00 em dinheiro.

O flagrante foi feito por equipe da Dise/Deic (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes da Divisão Especializada de Investigações Criminais). A reportagem acompanhou parte das buscas em uma residência na rua Milton Freire.

Furto

A reportagem acompanhou parte das buscas em residência no bairro Centenário (Foto: Lázaro Jr.)

Segundo o que foi apurado no local, houve denúncia de furto de energia nesse imóvel, por isso, equipes foram ao local, acompanhar o trabalho de técnicos da CPFL Paulista. Os técnicos confirmaram a fraude e, para a surpresa dos policiais, foi encontrada a minifazenda de mineração de criptomoedas.

Ainda de acordo com o que foi apurado, esse imóvel contava com sofisticado sistema de climatização e computadores de alta tecnologia. Com base no material que foi encontrado, a equipe identificou os dois homens como sendo os responsáveis pela estrutura.

Pulo do Gato

Segundo a polícia, um deles foi alvo da Operação Pulo do Gato , deflagrada pela CPJ (Central de Polícia Judiciária), contra suspeitos de integrar uma suposta organização criminosa especializada em golpes virtuais.

Os dois investigados não estavam na residência, mas foram encontrados em outros endereços, os quais não foram informados pela polícia. Eles foram levados para o plantão policial junto com o dinheiro e todo material apreendido, inclusive o sistema de refrigeração do ambiente.

Investigados não informaram a origem do dinheiro (Foto: Divulgação)

Crimes

Inicialmente os dois foram presos em flagrante por furto de energia elétrica. Porém, com o agravante de esse furto estar sendo praticado para a mineração de criptomoedas.

Assim, eles também podem ser indiciados por associação criminosa e ainda, por possível lavagem de dinheiro, já que nenhum dos dois soube informar a origem dos valores apreendidos.

Investigação

Com relação à mineração de criptomoedas, com base no que foi apreendido a polícia irá apurar se a operação era legal. O que já foi constatado é que os investigados receberiam pagamentos em criptomoedas.

Após o registro da ocorrência os dois permaneceriam à disposição da Justiça para serem apresentados em audiência de custódia. Equipes da Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) foi acionada para desinstalar os aparelhos de ar-condicionado da casa.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍCIA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.