Santa Casa Saúde

Abril marca o mês mundial da saúde e a criação da OMS

Historicamente, o dia 7 de abril se tornou o mês de atenção aos cuidados de saúde, reconhecido por meio de campanhas ao redor do mundo

Santa Casa Saúde*
17/04/21 às 11h54
Foto: Banco de imagens da OMS

Há pouco mais de um ano, o mundo se viu frente a uma das mais severas crises de saúde global com a pandemia da covid-19. Os esforços contínuos no enfrentamento do vírus mostram a importância dos trabalhadores na linha de frente. É nesse sentido que as campanhas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e outros órgãos se concentram. 

O objetivo dessa comemoração é conscientizar a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis e também falar de alguns problemas de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos e ensinando sobre a prevenção.

A cada ano um tema relacionado com a saúde é escolhido e abordado ao redor do mundo por meio de campanhas de conscientização. No ano de 2015, por exemplo, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde foi Segurança alimentar, do campo à mesa, um tema que enfoca a necessidade de todos terem acesso a alimentos de qualidade, em quantidade adequada e de modo permanente.

Outros temas já trabalhados no Dia Mundial da Saúde foram Doenças transmitidas por vetores (2014), Hipertensão (2013), Envelhecimento saudável (2012) etc. Em 2016, o tema abordado foi Diabetes, uma doença que apresenta grande crescimento na população mundial, principalmente em países de baixa e média renda. O tema abordado em 2017 foi a Depressão, um transtorno que afeta pessoas de todas as idades. Em 2018, o tema foi Saúde para todas e todos e, em 2019, cobertura universal de saúde. Esse ano, o tema é “construindo um mundo mais justo e saudável”. 

Criação da OMS

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela OMS em 7 de abril de 1950. A data foi escolhida por se tratar do dia e mês de criação da organização, em 1948. Após a Primeira Guerra Mundial, a Sociedade das Nações criou o comitê de higiene, que foi o embrião da OMS. Hoje em dia, a agência pública pertencente à Organização das Nações Unidas (ONU), com sede em Genebra, na Suíça, atua em vários continentes, com o apoio dos 194 países que compõe os chamados Estados-membros. 

O Brasil tem participação fundamental na história da OMS. A proposta de criação da agência foi de autoria dos delegados do Brasil, que em 1945 propuseram a criação de um "organismo internacional de saúde pública de alcance mundial". Desde então, o país trabalha e desenvolve uma intensa cooperação com a agência.

Campanha

Durante todo o mês, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) vem articulando uma série de atividades virtuais e simbólicas com a rede de conselhos, movimentos, entidades e frentes para mês da Saúde. O CNS concentrou as atividades na semana de 5 a 11 de abril, mas estimula os conselhos de saúde e a sociedade a promoverem atividades ao longo de todo o mês, conforme disponibilidade de agendas.

Outras datas relacionadas à saúde, celebradas nesse mês são:

  • 06/04 - Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida
  • 08/04 - Dia Mundial de Luta Contra o Câncer
  • 11/04 - Dia do Infectologista
  • 14/04 - Dia do Técnico em Serviço de Saúde

Homenagem

O mês da saúde celebra a vida, igualdade e atendimento para todos. Porém, os grandes protagonistas são os trabalhadores da saúde. Médicos, enfermeiros, técnicos e entre tantos outros que escolheram servir na área mais desafiadora da sociedade. 

A Santa Casa Saúde se orgulha de seus colaboradores e a contribuição fundamental para a comunidade araçatubense e da região, principalmente durante esse período. A empresa ressalta o papel social na promoção de saúde e qualidade de vida a seus conveniados e reconhece os esforços de enfrentamento do novo coronavírus e outras comorbidades, que não seriam os mesmos sem a atuação da equipe altamente qualificada que a precede. 

Conforme afirma António Guterres, diretor-geral da ONU, “garantir a promoção da saúde e qualidade de vida das pessoas é mais que um direito, é um compromisso com a humanidade”.  

SERVIÇO   

O   Plano Santa Casa Saúde  possui uma equipe especializada e completa para te auxiliar a qualquer hora. Conheça nossos planos!

  Santa Casa Saúde de Araçatuba         
Endereço:  Oscar Rodrigues Alves, 1.092 – Vila Mendonça.

Horário de funcionamento:    de segunda a sexta, das 7h30 às 18h.    

Telefone:    (18) 3607-2720 /  E-mail:  scsaude@terra.com.br   

  Laboratório de Análises Clínicas Santa Casa Saúde Araçatuba    

  Endereço:  Rua Rio de Janeiro, 45, Vila Mendonça.  

Atendimento:  de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 11h

 Telefones:  (18) 3608-2731 ou 3621-4861 / WhatsApp: (18) 99138-5520

Ambulatório de Especialidades     

Rua Mato Grosso, nº 500, na Vila Mendonça. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.  /  Mais informações pelos telefones:  (18) 3608-1088 / 3608-1098

 Pronto-Socorro Santa Casa Saúde de Araçatuba    

  Endereço:  Rua Tiradentes, s/n - anexo à Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba

  Horário de funcionamento:  24 horas, todos os dias da semana.

*Conteúdo de responsabilidade do anunciante

A “Santa Casa Saúde” é uma operadora de plano de saúde que foi criada para oferecer a todos da cidade de Araçatuba e região uma assistência médica que garanta um melhor atendimento a você e seus dependentes.

Endereço
Rua Conselheiro Oscar Rodrigues Alves, 1092 -Vila Mendonça – Araçatuba

Telefone: (18) 3607 2720

Horários
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 18:00, exceto sábado, domingo e feriado

 MAIS DE SANTA CASA SAÚDE
VEJA TODAS DE SANTA CASA SAÚDE
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.