Santa Casa Saúde

Brasil tem terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo

Com mais de 5 mil doadores cadastrados, estima-se que sejam realizados mais de 3 mil transplantes ao ano, segundo dados de 2018, da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO)

Santa Casa Saúde*
26/02/21 às 17h00

O Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo, reunindo os dados dos voluntários à doação para pacientes que não possuem um doador na família. De acordo com o registro, coordenado pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer), são mais de 5.199.915 doadores cadastrados até o último levantamento em 2020.

Porém, o doador ideal (irmão compatível) só está disponível em cerca de 25% das famílias brasileiras – para 75% dos pacientes é necessário identificar um doador alternativo a partir dos registros de doadores voluntários, bancos públicos de sangue de cordão umbilical ou familiares parcialmente compatíveis (haploidênticos).

O registro atua em conjunto com outros bancos de cadastros em todo o mundo. Atualmente, a busca por doadores para pacientes brasileiros é realizada simultaneamente no Brasil e no exterior. Os bancos internacionais também acessam os dados dos candidatos a doadores a partir de sistemas especializados. O registro brasileiro foi o que mais cresceu na última década , de acordo com a ABTO. 

Foto: Banco de imagens

O que é medula óssea?

A medula óssea , encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo , e as plaquetas, responsáveis pela coagulação. 

O transplante é indicado para pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas, como as leucemias; além de portadores de aplasia de medula óssea e síndromes de imunodeficiência congênita.

No caso específico das leucemias, é importante lembrar que a indicação de transplante irá depender do tipo de leucemia e da resposta inicial ao tratamento com quimioterapia e, em muitas situações, a doença pode ser curada, apenas, com tratamento convencional com quimioterapia e/ou radioterapia.

Outras doenças, não tão frequentes, também podem ser tratadas com transplante de medula, como as mielodisplasias, doenças do metabolismo, autoimunes e vários tipos de tumores. O transplante de medula óssea pode ser indicado para o tratamento de cerca de 80 doenças , conforme estabelece a Portaria nº 2.600, de 21 de outubro de 2009, do Ministério da Saúde. 

Foto: Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA)/Campanha Nacional

Como funciona o registro Redome?

A chance de se identificar um doador compatível no Brasil, na fase preliminar da busca é de até 88%, e ao final do processo, 64% dos pacientes têm um doador compatível confirmado . Quando não há um doador aparentado (um irmão ou outro parente próximo, geralmente um dos pais), a solução para o transplante é procurar um doador compatível entre indivíduos, não familiares, na população regional ou mundial, que representem os diversos grupos étnicos (brancos, negros, amarelos etc.) e sua miscigenação. Para facilitar esse processo, o registro reúne todos os dados dos voluntários, como nome, endereço, resultados de exames e características genéticas.

Quando potenciais doadores compatíveis são identificados, a equipe entra em contato para confirmar a vontade e a disponibilidade destes realizarem a doação. A informação é logo transmitida ao médico do paciente inscrito na busca de um doador e este, junto com a equipe do Redome, analisa as melhores possibilidades, faz a escolha e é dado início aos procedimentos de seleção.

Os doadores são, então, convocados a realizar os testes confirmatórios e a avaliação clínica. A retirada das células para a doação é feita em um hospital habilitado, o mais próximo possível da residência do doador. Assim que retiradas, as células são transportadas até o centro onde será feito o transplante.

Quem pode doar? 

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário:

– Ter entre 18 e 55 anos de idade.

– Estar em bom estado geral de saúde.

– Não ter doença infecciosa ou incapacitante.

– Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

– Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

O Plano Santa Casa Saúde incentiva a população que se enquadra nos pré-requisitos para a doação a se cadastrar como doador no Hemocentro da cidade. Uma iniciativa que pode salvar a vida de mais de 850 pessoas que aguardam o transplante no Brasil

Serviço 

O Plano Santa Casa Saúde possui uma equipe especializada e completa para te auxiliar a qualquer hora. Conheça nossos planos!

Santa Casa Saúde de Araçatuba   
Endereço: Oscar Rodrigues Alves, 1.092 – Vila Mendonça.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h30 às 18h 

Telefone: (18) 3607-2720

E-mail: scsaude@terra.com.br

Laboratório de Análises Clínicas Santa Casa Saúde Araçatuba 

Endereço: rua Rio de Janeiro, 45, Vila Mendonça

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 11h

Telefones: (18) 3608-2731 ou 3621-4861 / WhatsApp: (18) 99138-5520


 Ambulatório de Especialidades 

Rua Mato Grosso, nº 500, na Vila Mendonça.

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Mais informações pelos telefones: (18) 3608-1088 / 3608-1098


 Pronto-Socorro Santa Casa Saúde de Araçatuba 

Endereço: rua Tiradentes, s/n - anexo à Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba

Horário de funcionamento: 24 horas, todos os dias da semana.

*Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

A “Santa Casa Saúde” é uma operadora de plano de saúde que foi criada para oferecer a todos da cidade de Araçatuba e região uma assistência médica que garanta um melhor atendimento a você e seus dependentes.

Endereço
Rua Conselheiro Oscar Rodrigues Alves, 1092 -Vila Mendonça – Araçatuba

Telefone: (18) 3607 2720

Horários
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 18:00, exceto sábado, domingo e feriado

 MAIS DE SANTA CASA SAÚDE
VEJA TODAS DE SANTA CASA SAÚDE
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.