GS iNIMA Samar

GS Inima Samar celebra o Dia Mundial da Água com teatro e retomada do concurso de desenhos

Programação conta ainda com palestras em escolas estaduais e particulares

Samar
19/03/22 às 10h01

Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a GS Inima Samar , concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgoto de Araçatuba (SP), preparou uma programação especial que envolve crianças, adolescentes e jovens da rede municipal, estadual e particular da cidade. Haverá palestras, apresentação de teatro e a retomada do concurso de desenho, tradicional no município e que foi suspenso nos últimos dois anos devido à pandemia do novo coronavírus.

O objetivo da programação é celebrar a água, tão importante para a sobrevivência humana e que está cada dia mais escassa. “Queremos abordar a importância dos recursos hídricos e como podemos preservá-los, e não há público melhor para isso do que as crianças e adolescentes. Eles são o nosso futuro e podem transformar a nossa atual situação” , explica o diretor da GS Inima Samar , Eduardo Caldeira.

Programação

A programação do Dia da Água terá início na segunda-feira (21), com apresentação de duas palestras: a primeira, no período da manhã, na Escola Estadual Arthur Leite Carrijo e, à noite, na ETEC. Com o tema “O caminho da água” , a palestra abordará desde a importância dos nossos mananciais para a captação até o tratamento nas estações da GS Inima Samar , passando pelo esgoto e pelas formas de uso racional da água. 

Na terça-feira (22), Dia Mundial da Água, a concessionária levará à Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Egles Gabas de Carvalho o teatro “Cuide bem da água e do meio ambiente”, do grupo Motiva Produções Artísticas, de Ribeirão Preto (SP). O espetáculo apresenta para as crianças, de forma lúdica, as diversas formas de cuidar da natureza, incluindo a preservação dos recursos hídricos. Quatro apresentações estão programadas, sendo a primeira as 9h, quando haverá o lançamento do 7º Concurso de Desenho da GS Inima Samar .

Concurso

Este ano, o concurso será voltado para alunos da Educação Fundamental das escolas municipais e terá como tema: “Nossa amiga água. Eu cuido sempre bem dela” . São 30 escolas participantes e mais de nove mil alunos envolvidos no concurso. A premiação será em junho, durante a semana do Meio Ambiente. “Estamos muito felizes em poder retomar o concurso de desenho que já faz parte do calendário de atividades da Rede Municipal de Ensino. Após dois anos de pandemia, este projeto volta reformulado, com novas premiações e o reconhecimento das escolas participantes”, comenta Caldeira.

Haverá a premiação dos primeiros e segundos lugares de cada série (1º ao 5º ano) e também para as escolas dos desenhos escolhidos. Os prêmios serão: 1 tablet para cada criança vencedora, 1 computador desktop para cada escola e 1 vale-compras no valor de R$ 300,00 para cada segundo lugar. No total, o concurso de desenho contará com 15 premiações.

Seleção

Como já é de praxe, a GS Inima Samar receberá os desenhos das escolas e organizará uma comissão julgadora, que contará com representantes de diversos setores, para selecionar os desenhos que mais atingirem o tema proposto. O regulamento e a ficha de inscrição serão enviados à Secretaria Municipal de Educação, que fará o encaminhamento para cada escola.

Ainda no dia 22 de março, a Escola Estadual Dr. Clovis de Arruda Campos, o Paraisão, receberá a palestra “O caminho da água”, no período da manhã. 

A programação da semana da água seguirá até sexta-feira (25), com palestras nas escolas Prof.ª Altina Moraes de Sampaio, Colégio Emanuel, Prof. Vitor Antonio Trindade (Industrial) e Thathi Coc. Confira a programação completa para a semana da água no site da GS Inima Samar : www.samar.eco.br

Cuidando bem da água

Araçatuba é uma cidade privilegiada quando o assunto é água. Abastecida pelo ribeirão Baguaçu, é a única cidade não ribeirinha que capta água do rio Tietê, operação que começou em 2013 e que, hoje, abastece 40% da população. 50% do abastecimento ainda vem do Baguaçu e os outros 10% de poços artesianos.

Todos os dias, a GS Inima Samar capta mais de 55 milhões de litros de água e trata cerca de 1,2 mil litros por segundo. 

Neste ano, a concessão dos serviços de água e esgoto de Araçatuba para a iniciativa privada completa 10 anos. Desde o início da concessão, a GS Inima Samar já investiu mais de R$ 170 milhões no sistema de abastecimento de água de Araçatuba e segue agindo e pensando no futuro.

“Sabemos que as ações realizadas hoje irão impactar diretamente nos resultados dos anos que virão, por isso, estamos trabalhando para garantir que haja sempre água em abundância na cidade, que é tão privilegiada. Neste sentido, contamos com a ajuda da população para que se conscientize sobre o uso racional da água e evite os desperdícios. Cada gota conta e faz toda a diferença para um futuro com água em abundância”, finaliza Eduardo Caldeira. 

A SAMAR – Soluções Ambientais de Araçatuba é uma empresa criada com o propósito específico de prestar serviços deabastecimento de água e esgotamento sanitário para a população de Araçatuba com eficiência, qualidade e soluções sustentáveis.

Endereço
Av. Baguaçu, 1530 - Parque Baguaçu - Araçatuba


Canais de Atendimento Telefônico: 0800-770 22 95
WhatsApp: (18) 98202-0240
Samar na Linha: (18) 3637- 4400

Horários
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30 às 16:30, exceto sábado, domingo e feriado

 MAIS DE GS INIMA SAMAR
VEJA TODAS DE GS INIMA SAMAR
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.