Sicredi

Iniciativa em Birigui evita poluição de 152 milhões de litros de água no município

Projeto "Óleo das Abelhas”, realizado em parceria entre a cooperativa Sicredi Alta Noroeste SP e a Secretaria Municipal de Educação, envolveu nove mil alunos de 25 unidades escolares

Sicredi Alta Noroeste SP*
19/01/22 às 11h52
(Foto: Divulgação)

O projeto “Óleo das Abelhas”, realizado por meio de parceria entre a cooperativa Sicredi Alta Noroeste SP e a Secretaria de Educação de Birigui (SP), retirou 6.087 litros de óleo de cozinha e gordura animal do meio ambiente em 2021. Isso equivale a 152.175 milhões de litros de água não contaminados na cidade.

Iniciado em 2019, o projeto foi retomado em agosto de 2021 e em apenas cinco meses arrecadou todo esse montante. Ao todo nove mil alunos foram engajados em 25 unidades escolares da rede municipal. Cada escola
possui tambores adequados para o descarte do produto para reciclagem, que são vendidos para empresa coletora e o recurso revertido para as próprias escolas.

A motivação para o projeto veio com o programa "A União Faz a Vida" da cooperativa, implantado na rede municipal de ensino oferecendo formação continuada para educadores e gestores escolares. O projeto objetiva promover ações de cooperação e cidadania e para o sucesso do projeto passou a contar com apoio também da empresa ADN BIO na logística reversa do óleo e atividades extras em benefício às escolas.

“Esse número nos chamou muito a atenção, pois foi atingido em apenas cinco meses e com todo esse cenário da pandemia. Imagina tudo isso descartado de forma incorreta, poluindo a natureza, causando até entupimento da rede de esgoto. E esse resultado positivo revela mais uma vez como a educação tem papel transformador e mobilizador para um mundo melhor”, diz José Carlos Rosa Júnior, gerente geral da agência Sicredi em Birigui.

Engajamento

A secretária de Educação, Iládia Cristina Marin Amadio, destacou que o projeto não teria alcançado esse sucesso em tão pouco espaço de tempo sem o engajamento, esforço e colaboração de gestores, alunos, professores, funcionários das unidades escolares envolvidas e familiares. “São todos incríveis e merecedores de todo nosso reconhecimento e gratidão”, afirmou.

“Há uma frase que gosto muito que diz: 'A cooperação é a convicção plena de que ninguém pode chegar à meta se não chegarem todos'. Cada comunidade escolar se uniu para atingir o objetivo de 6.087 litros de óleo de cozinha e gordura animal que deixaram de poluir nosso meio ambiente”, completou a secretária.

Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa , comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de cinco milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio.

Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros

Nós temos as melhores oportunidades para você

Somos o parceiro ideal para te acompanhar
e ajudar em todas as suas conquistas. De
forma responsável e transparente, nós vamos,
juntos, organizar a sua vida financeira.

 MAIS DE SICREDI
VEJA TODAS DE SICREDI
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.