Doenças
Xerostomia
Com o passar dos anos, as papilas salivares diminuem. Em um quadro em que o paciente utiliza de muitas medicações, a produção de saliva também é afetada, o que prejudica na fala e aumenta o mau hálito. Boca seca é um dos sintomas mais comuns desta doença.
Como tratar?
O tratamento consiste, basicamente, em beber bastante água e estar atento à composição das medicações as quais o paciente utiliza todos os dias. Acompanhamento com um profissional dentista também é importante.
Sensibilidade
A sensibilidade se dá pela retração da gengiva, devido ao envelhecimento. Assim, a parte do dente não protegida pelo esmalte fica exposta, o que acarreta o incômodo.
Como tratar?
O uso de pasta de dente com flúor e componentes que evitam a erosão dentária pode colaborar para a melhora do quadro.
Doenças periodontais
São aquelas relacionadas à gengiva e aos ossos que suportam a arcada dentária. O não tratamento pode acarretar na perda dos dentes. Sendo assim, é de extrema importância corrigir todos os problemas antes que as infecções aumentam.
Especialidade
Uma das principais especialidades da odontologia é a
odontogeriatria,
a qual estuda fenômenos decorrentes do envelhecimento da boca.
Ao visitar um odontogeriatra, os pacientes podem evitar doenças bucais consideradas características da idade, visto que a prevenção colabora para a não execução de procedimentos invasivos e que agridem o bem-estar dos idosos.