Foi regulamentada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), no dia 5 de maio, a prática de telemedicina no Brasil. A modalidade ficou conhecida no País durante a pandemia da covid-19.
As regras para essa modalidade foram definidas por meio da Resolução nº 2.314/2022 e são válidas desde 20 de abril. Com essa aprovação e o tamanho do avanço tecnológico que isso traz para a medicina, é fundamental contratar uma empresa de software no ramo da saúde, que seja comprometida e dedicada com o cliente, adjetivos que se encontra facilmente nos serviços da Salutem .
Segurança
Um dos pontos fortes da Salutem é a segurança e proteção dos dados, que são criptografados e protegidos. A empresa está em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).
Com o sistema da empresa, você obedece uma das regras definidas pela resolução que é guardar, manusear e dar integridade, veracidade, confidencialidade, privacidade e irrefutabilidade, além de garantir o sigilo profissional das informações.
Acompanhamento virtual
O acompanhamento virtual com os pacientes só pode ser realizado durante um período inferior a 180 dias, após esse período, uma consulta presencial deve ser agendada. Esse intervalo entre a consulta virtual e a presencial é indicado para pacientes com doenças crônicas ou que precisam de assistência a longo prazo.
Tanto no virtual como no presencial, sua vida pode ser facilitada por meio do prontuário eletrônico da Salutem . Em um clique, todas as informações podem ser inseridas, atualizadas e armazenadas.
Escolha
A decisão sobre a primeira consulta, se vai ser presencial ou online, deve ser definida pelo médico. Independente da forma que ela seja, todo o atendimento é facilitado com as ferramentas disponíveis no sistema de gestão da Salutem .
A fiscalização, para saber se as regras estão sendo cumpridas ficará a cargo dos conselhos regionais, segundo a CFM.