Eleições

`O campo só vai para frente quando pais e filhos estão juntos na produção´, afirma Mário Celso

Durante a semana que passou o candidato a prefeito de Andradina/SP Mário Celso Lopes (PSDB) realizou reuniões nas comunidades rurais do Timboré e Fazenda Primavera, onde seu discurso afinado com as necessidades do campo empolgou.

Assessoria de Imprensa - Andradina/SP
05/10/20 às 08h12
(Foto: Cleber Carvalho)

Durante a semana que passou o candidato a prefeito de Andradina/SP Mário Celso Lopes (PSDB) realizou reuniões nas comunidades rurais do Timboré e Fazenda Primavera, onde seu discurso afinado com as necessidades do campo empolgou.

Uma das principais informações mais importantes coletadas pelo candidato durante as visitas teve relação ao envelhecimento do campo.

Segundo números do Censo Agro, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ouviu a população de 5.067.656 propriedades rurais as pessoas com mais 65 anos representam 21,4% das pessoas no campo. A faixa etária entre 55 e 65 anos também 24% do total. Em contrapartida, o agrupamento entre 35 e 45 anos de idade encolheu para 18,29% da população rural e os jovens entre 25 e 35 anos são apenas 9,48%.

“O percentual de jovens no campo está encolhendo, enquanto a população rural fica mais velha. Isso tem que mudar”, disse Mário Celso

A preocupação com esse fator já havia sito partilhada durante a visita do candidato a prefeito de Guaraçaí Airton José Gomes (PSDB) e seu Ademir Jesus de Oliveira (Dadá), na última semana. Airton Gomes afirmou que, enquanto os filhos deixam de se interessar pelo campo, a cultura do abacaxi acaba cedendo para a cana, por conta do cansaço dos produtores, o que está tornando Guaraçaí num “asilo rural”.

(Foto: Cleber Carvalho)

A lição da família Cafeo

Mário Celso foi convidado pelo candidato a vereador pelo Progressistas, Fernando Magno a conhecer uma realidade bem diferente na experiência de sucesso familiar de José Marcelino Cafeo, que ao lado da mulher Luzia e dos filhos Pablo e Tácito, desafiam que estatísticas e provam que o campo pode ser a principal atividade familiar também em pequenas propriedades.

A primeira impressão é que o sítio do Cafeo é um “oásis verde” que se destaca num cenário castigado pela falta de chuvas.

A propriedade é referencia na produção de legumes e hortaliças orgânicas, mamão, várias frutíferas e também o mogno africano que chama atenção pela ousadia e mostra seu amor pela agroecologia. O sucesso da iniciativa é ver pai e filhos trabalhando juntos, buscando novas técnicas e saídas ecológicas. Ter a experiência do passado e a visão de futuro.

“Cafeo é um produtor da Agricultura Familiar que mesmo aos 78 anos continua acreditando que é importante sonhar, e mais, compartilha esse sonho. Então ele é do tipo de que sonha, planeja, executa e compartilha o que aprendeu”, disse Fernando Magno.

Mário, que cultiva alimentos orgânicos dentro de sua chácara recebeu mudas de Ora Pro Nobis (Ora por nós), um super-alimento cultivado por Luzia.

MOGNO AFRICANO PARA O MUNDO

O Mogno Africano está entre as madeiras nobres mais cultivadas no Brasil devido ao alto retorno financeiro e a rentabilidade da madeira. Cada hectare de mogno africano apresenta incremento médio anual de 21,89 metros cúbicos da madeira em tora.

Cafeo plantou 1 hectare de mogno há quase dez anos e hoje se orgulha de ver árvores frondosas. “Se cada um dos 4 mil proprietários de pequenas propriedades das região fizesse o mesmo, a realidade ambiental seria bem diferente”, afirmou Cafeo.

O sonho de Cafeo despertou em Mário uma visão que pode melhorar a renda dos pequenos produtores. “O incentivo a essa cultura da agroecologia, com assistência técnica, planejamento e logística pode ser um negócio milionário para esses produtores. Não é impossível ter uma produção considerável em Andradina e levar essa produção para países como os Estados Unidos, onde o metro cúbico está da faixa de U$ 5 Mil dólares”, afirmou Mário Celso.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM ELEIÇÕES
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.